Equipamentos entregues à Secretaria de Educação pela Adasa irão para sete escolas
Da Redação, Ascom/SEEDF
Com o objetivo de contribuir com a inclusão digital de crianças e adolescentes, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou, nesta sexta-feira (30/7), doação de equipamentos eletrônicos para sete escolas da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho.
Entre os itens doados, estão 52 desktops formatados com o pacote Windows, 49 monitores, 22 impressoras, além de teclados e mouses em perfeito estado de uso. Os equipamentos estavam ociosos devido à necessidade da agência em adquirir máquinas com novas funcionalidades.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, falou sobre as mudanças nas relações de trabalho e pedagógicas. “Tivemos de nos reinventar. A educação nunca mais será a mesma. A tecnologia veio pra ficar. O sistema remoto vai fazer parte das nossas relações de trabalho para sempre, como uma ferramenta complementado o processo de ensino aprendizagem. Então, fico muito feliz de receber nesse momento a doação desses equipamentos”.
Na opinião do diretor presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, a pandemia expôs a desigualdade social e digital enfrentada por estudantes do DF. “Nossa intenção é promover o acesso à dispositivos e a conectividade nessas escolas. Por meio da doação, conseguimos reaproveitar os equipamentos que estavam em desuso da melhor maneira, gerando oportunidades iguais para esses alunos”, destacou.
O diretor presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e a coordenadora da regional de Sobradinho, Márcia Brants, na entrega dos equipamentos doados.
Segundo a coordenadora da Regional de Ensino de Sobradinho, Márcia Brants, os materiais chegam num momento muito importante, devido ao retorno das atividades presenciais. “Eles vão possibilitar que os professores atendam os alunos que optaram por não retornar às aulas. Em média, atenderemos mais de dois mil alunos nessa situação”, explicou.
O coordenador do Programa Reciclotech, Anderson Freire, que representou a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti), explicou como o projeto da pasta tem contribuído para diminuir o déficit de alunos sem acesso às aulas online. “Realizamos drive-thrus para recolher esses resíduos, que são recondicionados e distribuídos para escolas públicas, ONGs e entidades. Desse modo, conseguimos promover o descarte consciente do lixo eletrônico e a inclusão digital”
Também estiveram presentes na ação, os diretores da Adasa Vinícius Benevides e Apolinário Rebelo, o Ouvidor da agência, Robinson Cardoso, o administrador de Sobradinho, Abílio Castro, o administrador de Sobradinho II, Osmar da Silva, e diretores dos colégios agraciados.
Inclusão digital
No Centro de Ensino Fundamental (CEF) 9, que recebeu 20 computadores, o equipamento será usado para montar uma sala de informática. A escola atende 800 estudantes do 1º ao 9º ano. “Com certeza, essa doação vai beneficiar muito a comunidade escolar. A gente vai trabalhar pedagogicamente para fazer a inclusão digital de nossos estudantes”, contou o diretor Walace Roza. “Também estamos a todo vapor para o retorno das atividades presenciais, pintando a quadra, reformando o portão, enfim, cumprindo o que está estabelecido no protocolo para retornar com toda a segurança” completou.
As demais instituições que receberão os equipamentos serão o CEF 5 e as escolas classe 14, 17, Lobeiral e Sonhem de Cima, todas em localizadas em Sobradinho. Será contemplado ainda o CEF 10, de Ceilândia.
Educação ambiental virtual
O programa de educação ambiental da Adasa voltado para alunos dos ensinos infantil e médio do DF atuou de forma remota no primeiro semestre deste ano letivo. As ações do Adasa na Escola, que contam com apresentações sobre o uso racional da água e a destinação correta dos resíduos sólidos, foram adaptadas para as plataformas online utilizadas por escolas das redes públicas e privadas do DF.
Entre os meses de março e junho, o programa sensibilizou mais de 7.200 estudantes, de 28 instituições de ensino.
Com o retorno no formato híbrido nas escolas, a tendência é que o programa retorne gradativamente ao atendimento presencial.
A instituição que tiver interesse em conhecer mais sobre o Adasa na Escola e agendar uma apresentação, deve acessar o site, onde também é possível baixar o material didático do programa.
Com informações da Adasa