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14/08/23 às 15h06 - Atualizado em 13/11/23 às 16h11

Estudantes de escolas públicas chegam à final de Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos do CEM 03 do Gama e o CEF 01 do Paranoá venceram em quatro categorias da competição

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

 

Objetivo da competição é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, despertando neles a cultura maker, o empreendedorismo e a inovação. | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) 03 do Gama e do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 do Paranoá participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa Distrito Federal e acabaram premiados na competição, que ocorreu no último sábado (12), em Taguatinga,  e contou com a participação de representantes de escolas públicas e privadas. Ao todo, 36 equipes participaram da etapa final da OBR.

 

Raquel Lins, servidora da Secretaria de Educação e uma das organizadoras da OBR, explica que o objetivo da competição é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, despertando neles a cultura maker, o empreendedorismo e a inovação. “O maior desafio e objetivo é tornar nosso país um forte protagonista das transformações tecnológicas do futuro, capacitando nossos estudantes com a robótica desde seus primeiros anos de vida, A gente fica muito feliz em ver as escolas públicas concorrendo de igual para igual com as outras escolas”, disse.

 

O estudante Gustavo Santos Moreira, 17 anos, aluno do CEM 03 do Gama, falou sobre como se sentiu feliz em estar entre as melhores escolas, públicas e privadas. “Nosso objetivo, em termos práticos, é completar todos os circuitos da arena com o nosso robô. E confesso que estar entre os melhores, dentre as escolas públicas e privadas, com tantos legos na competição, é desafiador, mas estamos confiantes e temos certeza de que essa etapa de hoje é só mais um passo nessa trajetória, independentemente do resultado. E ciência é isso, são muitas tentativas até obter uma versão que entregue um bom produto final”.

 

Gustavo Santos Moreira, 17 anos, aluno do CEM 03 do Gama: feliz em estar entre as melhores escolas, | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Premiação

 

A Olimpíada de Robótica é composta de diversas fases e categorias de premiação, entre a principal e as extras. As escolas CEF 01 Paranoá e CEM 03 Gama venceram quatro, das sete categorias extras da competição.

 

O CEF 01 Paranoá recebeu o Prêmio Robustez, nível 2, com o robô NEOBOTS.

 

Já o CEM 03 do Gama ficou com os seguintes prêmios:

• A equipe Extra Squad, do 1⁰ ano, levou a medalha de Melhor Programação.

• A equipe Htech-Bots, do 2° ano, levou o prêmio por Robô mais Inovador.

• A equipe Os Cotocos, do 3⁰ ano, levou a medalha Maker.

 

Para o professor responsável pela equipe, Rodrigo Damasceno, do CEM 03 do Gama, a ideia é “fazer com que os alunos se sintam capazes de construir algo em conjunto e aprender a desenvolver a resiliência, aprender a lidar com pressão, e sempre buscar o aprimoramento do robô”, completou.

 

Aprendizagem

 

Robótica desempenha papel crucial na educação, uma vez que oferece benefícios que vão desde o desenvolvimento de habilidades técnicas até o estímulo da criatividade e resolução de problemas. | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

A Secretaria de Educação oferta, por meio da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), cursos na área de tecnologia e gamificação em sala de aula, como o Robótica Maker – Autoformação.

 

O curso objetiva estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas por parte dos cursistas no que diz respeito ao desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes da educação básica nas  competências: pensamento científico, crítico e criativo; resolução de situação problema; cultura maker e projetos de autoria; pensamento computacional (raciocínio  lógico, lógica de programação); e trabalho em equipe (colaboração, respeito e empatia).

 

Já para os estudantes, a robótica desempenha um papel crucial na educação, uma vez que oferece benefícios que vão desde o desenvolvimento de habilidades técnicas até o estímulo da criatividade e resolução de problemas.

 

No que tange ao aprendizado prático, a robótica proporciona uma abordagem concreta para o aprendizado de conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Os alunos podem aplicar teorias e princípios abstratos em projetos tangíveis, o que aumenta a compreensão e retenção do conhecimento.

 

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