Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
19/11/24 às 13h25 - Atualizado em 19/11/24 às 14h35

Estudantes apresentam o musical: Ritmos dos biomas brasileiros

Diversidade e riqueza cultural revestiram alunos da educação infantil e precoce

Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

 

Estudantes do CEI 04 da Ceilândia brincam ao som de Superfantástico | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

Com auditório lotado e ao som de ABC do Sertão, de Luiz Gonzaga, os estudantes do Centro de Educação Infantil 04 de Taguatinga exibiram um grande espetáculo para toda a comunidade escolar e aberto ao público. As crianças apresentaram o musical: Ritmos dos biomas brasileiros, que aconteceu na quinta-feira (14), no Centro Cultural do Taguaparque.

 

O musical contou com a apresentação de crianças da educação infantil e educação precoce dançando e cantando músicas que representam as mais diversas regiões do país. Fizeram parte do repertório o samba, o frevo, o forró, a lambada, até mesmo músicas da década de 80, como ‘Superfantástico’. Além do figurino utilizado pelos estudantes caracterizando a respectiva cultura regional.

 

João Manoel de Almeida, de 5 anos, se divertiu no palco apresentando canções do samba. A irmã do estudante, Maria Elisa Chaves, aluna do CED 04 de Taguatinga, acompanhou a apresentação junto à mãe. Ela conta emocionada: “achei muito bonito, não estava esperando que ele fizesse tudo igualzinho. Muito fofo!”.

 

João Manoel de Almeida fez parte da apresentação de samba| Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

A supervisora pedagógica e uma das mediadoras do musical, Patrícia Coelho, destacou a importância das escolhas de cada tema. “O musical está no projeto político-pedagógico, então nós só agregamos o tema do Circuito de Ciências, que foi sobre os biomas brasileiros”. Ela complementa: “esse trabalho é de uma riqueza muito grande, nós conseguimos aliar as questões curriculares da escola com a escolha da música, da letra, da coreografia, inclusive do figurino”.

 

Além do musical, o Centro Cultural do Taguaparque foi envolvido de instrumentos musicais criados pelos próprios alunos e professores, feitos com sucata, papel-pardo, cartolina, etc. Eles criaram sanfona, violão, pandeiro, atabaque, trompete, tambor, guitarra e muitos outros aparelhos musicais.

 

Instrumentos musicais elaborados pelas crianças do CEI 04 de Ceilândia com o auxílio dos professores. | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

A professora do CEI 04, Gerluce Faustino, ainda afirmou que o colégio está sempre envolvido com questões do meio ambiente. “Na escola, temos inclusive uma horta, projeto de uma outra professora. Nessa horta plantamos alecrim, tínhamos vários tipos de legumes, então de alguma forma estamos sempre envolvidos em projetos ambientais”.

 

Governo do Distrito Federal