Mais de 300 estudantes participarão das atividades no Parque Veredinha
Por Lívia Barros, Ascom/SEEDF
Conscientização sobre o cuidado com o planeta, desenvolvimento de hábitos relacionados à reutilização e reciclagem dos bens de consumo e valorização da arte, da cultura e da agricultura familiar são alguns dos objetivos do 2º Encontro sobre Sustentabilidade do Parque Veredinha, do qual participaram estudantes da rede pública de ensino nesta quarta (4). O evento é promovido pelo Ministério Público do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Educação do DF, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e entidades particulares.
Aberta ao público, a iniciativa contou com debates sobre sustentabilidade, apresentações, exposições e atividades educativas. Cerca de 300 crianças e adolescentes, de 9 a 18 anos, participaram das atividades, além de realizarem uma visita ao Parque Veredinha, nos turnos matutino e vespertino. Os jovens são alunos da Escola Classe (EC) 06, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 02 e do Centro Educacional (CED) 02, todos de Brazlândia. Cada escola enviou 50 alunos, metade participou pela manhã e o restante à tarde. Idosos da instituição Obra Social Santa Isabel (Ossi) também estiveram presentes.
Para a coordenadora da Regional de Brazlândia, Neuseli Rodrigues, sustentabilidade e educação andam juntas. “Nós fizemos um trabalho no decorrer do ano falando da importância da sustentabilidade e hoje nós trouxemos os alunos da rede pública de Brazlândia para que eles pudessem visualizar o que outras pessoas pensam sobre o assunto. Até porque não dá para falar sobre preservação sem falar sobre educação“, comentou.
Para os alunos do CEF 02 de Brazlândia, Samuel Silva e Cauã Santos, de 14 anos, é importante as escolas investirem em projetos de sustentabilidade. “Eu estou gostando muito desse evento e participo de projetos do mesmo tema em minha escola“, contou Samuel. “Eu estou aprendendo bastante com esse evento”, avaliou Cauã.
A abertura oficial do evento teve a presença de integrantes da Comissão Preserva Brazlândia, da Promotoria de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) e da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Brazlândia.
A programação incluiu oficinas de grafite e pintura; contação de histórias; palestras temáticas; estandes de produtores rurais e de artesãos locais; plantação de árvores e apresentação teatral. Os estudantes também puderam interagir com atividades práticas, como a dinâmica “Lago Limpo”, conduzida pela Adasa e um circuito de conscientização promovido pela Companhia Ambiental de Saneamento do DF (Caesb).