Camisetas foram produzidas por alunos da Fábrica Social
Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF
Estudantes das 13 escolas da rede pública de Gestão Compartilhada com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) receberão 4.888 camisetas de uniformes que foram produzidas por alunos da Fábrica Social. A entrega ocorreu nesta terça-feira (7), no Centro de Capacitação e Qualificação Profissional da entidade, na Cidade do Automóvel.
O subsecretário de Apoio às Políticas Educacionais da Secretaria de Educação do DF, Nivaldo Félix, destaca a importância dessa iniciativa conjunta entre secretarias Educação, Transporte e Segurança. “Essa não é apenas uma ação social. É uma inciativa de inclusão! Mais estudantes estarão uniformizados e sentirão pertencentes. É uma política de estado de integração entre as secretarias em prol da população e por mais cidadania”, afirma.
As camisetas serão entregues para os estudantes ainda neste semestre. Os gestores das unidades de Gestão Compartilhada começarão a distribuição por aqueles alunos que estão em situação de vulnerabilidade social.
As camisetas foram produzidas por 286 alunos do Programa Fábrica Social, que é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho do DF para promover educação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação também cria oportunidades para inserção no mercado de trabalho. Eles fizeram todo o processo de confecção das camisetas, do corte e costura até a finalização com a serigrafia.
“Nosso propósito é juntar forças em prol da sociedade. Várias pastas se uniram com essa finalidade”, destaca o subsecretário de Integração de Ações Sociais da Secretaria do Trabalho, Daniel Reis.
Leia também
O modelo das escolas cívico-militares já está consolidado no Distrito Federal. São 13 unidades de ensino contempladas na gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública e outras quatro com o Ministério da Educação. O projeto é destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Nestas unidades, os profissionais da educação ficam responsáveis, exclusivamente, pelo trabalho pedagógico e profissionais da segurança ficam responsáveis pela disciplina.
“Essas camisetas também terão um papel importante na questão da identificação dos estudantes. O uniforme traz mais segurança para o ambiente escolar e vai valorizar ainda mais esse projeto”, afirma o diretor de Monitoramento e Avaliação, da Subsecretaria de Escolas de Gestão Compartilhada da SSP, Vanair Carlos da Paz.