Mais de 15 mil alunos participaram do programa Empreendedor do Futuro, que durou um ano
Tainá Morais, Ascom/SEEDF
Mais de 15 mil estudantes da rede pública de ensino, entre 15 e 29 anos, participaram do programa Empreendedor do Futuro. Entre eles, mais de 700 foram premiados com os melhores projetos de negócios, na tarde desta quinta-feira (16). A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae/DF, a Secretaria de Estado de Educação do DF e a Secretaria da Juventude. O objetivo é incentivar os jovens a concretizarem projetos, sonhos e contribuir para transformar a realidade social e econômica do DF e do Brasil.
Durante a cerimônia de premiação, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou a importância da participação dos alunos durante os 12 meses de projeto. “O melhor e maior prêmio para nós, servidores da Educação, é saber que vocês estão crescendo e sendo protagonistas de suas próprias histórias. Tudo o que fazemos por nossos estudantes é por amor, com o objetivo de proporcionar a vocês o máximo de conhecimento, principalmente agora que participaram de algo tão grandioso e importante para suas carreiras”, disse.
Onze escolas públicas abraçaram o projeto e foram premiadas. Foram realizadas atividades presenciais e online com materiais relacionados ao empreendedorismo como o estímulo à experiência prática de elaboração de projetos sobre modelos e planos de negócios. Foram duas equipes por escola e cada equipe tinha de três a cinco participantes e foi imposto a eles desenvolverem projetos com base em uma problemática da convivência do dia a dia, como trabalhos sociais ou até mesmo voluntários.
Além disso, 41 professores também receberam formação com diversos temas como Educação Empreendedora para Professores do Ensino Médio, Instrumentos que Propiciam ao Estudante o Desenvolvimento de Competências Empreendedoras, A Transversalização do Tema Empreendedorismo em Sala de Aula e o Uso de Metodologias Ativas em Sala e a Aplicação Prática dos Professores aos Estudantes.
Premiação
Cada integrante da equipe que ficou em primeiro lugar foi agraciado com um notebook e as equipes que ficaram em segundo ganharam tablets para continuarem desenvolvendo seus projetos com um equipamento de qualidade. O secretário da Juventude, Rodrigo Delmasso, incentivou os alunos a não desistirem após a premiação. “Vocês devem valorizar o trabalho que cada diretor de cada unidade de ensino realiza, pois é indescritível, eles são apaixonados pelo o que fazem. Hoje vocês chegaram até aqui por acreditar na capacidade que têm, portanto, não parem, continuem, estudem, desenvolvam projetos para alcançarem algo bom no futuro”, ressalta.
A aluna do CEM 111, do Recanto das Emas, Ágatha Belém, 17 anos, ficou em primeiro lugar com sua equipe após desenvolver o projeto Sustentabilidade em Ação, que visa promover práticas de sustentabilidade em escolas, com foco em atividades lúdicas para alunos e adoção de hábitos saudáveis e sustentáveis. Para ela, além de ter sido um grande avanço na carreira profissional, o sonho de toda a equipe é poder realmente continuar e alcançar outros objetivos. “Foi muito bom poder participar desta iniciativa, pois trabalhamos o ano inteiro com satisfação e a agora a meta é ter a oportunidade de expandir o projeto para que possamos alcançar toda a comunidade“, destaca.
Além de projetos que são criados especificamente para a escola, existem também aqueles que servem para beneficiar o público jovem, assim como o projeto Wannabe. Ele foi desenvolvido por cinco estudantes do CEMI do Cruzeiro e consiste em customização de peças de roupas que podem ser utilizadas e reutilizadas no cotidiano.
E dois dos vencedores, Gabriel Landim, 17 anos, e Érica Elaine Padilha, 18 anos, afirmaram que a participação fez com que ambos trouxessem algo inovador e que pudesse beneficiar várias pessoas. “Importante esse reconhecimento para que o público saiba que o Empreendedor do Futuro realmente existe e vale a pena participar. Não é algo que fica somente na teoria, eles nos reconhecem na prática“, disse Érica. Já Gabriel pretende crescer ainda mais com o Wannabe. “Não vamos parar por aqui. Agora que estamos ganhando essa ampla divulgação, é que devemos nos dedicar e nos doar para que não seja um reconhecimento apenas local e sim a nível nacional“, afirma.
Escolas Premiadas
▷ Centro Educacional 619 de Samambaia
▷ Centro Educacional Pompílio Marques de Souza, em Planaltina
▷ Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina
▷ Centro de Ensino Médio 01 do Guará, Centro de Ensino Médio 03 do Gama
▷ Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho
▷ Centro de Ensino Médio 111 Recanto das Emas
▷ Centro de Ensino Médio Integrado do Cruzeiro e do Gama
▷ Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte
▷ Escola de Sabores Oscar, na Eape, na Asa Sul