1/07/24 às 10h43 - Atualizado em 1/07/24 às 10h58

Estudantes da rede pública assistem à sessão de cinema educativo sobre trabalho escravo

Ação faz parte do projeto Trabalho em Tela, uma parceria da Secretaria de Educação com o TST e TRT-10 do Distrito Federal

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF*

O projeto Trabalho em Tela é uma iniciativa voltada para os alunos da rede pública de ensino em parceria com o TRT-10 e TST | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Para aprender sobre um tema importante nem sempre os alunos precisam estar dentro da sala de aula. Na última semana, para aprender sobre trabalho e escravo e infantil, cerca de 200 estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) 03 de Ceilândia assistiram ao filme “Pureza”, do cineasta Renato Barbieri, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A exibição do filme faz parte do projeto ‘Trabalho em Tela‘, uma iniciativa voltada para os alunos da rede pública de ensino, fruto de uma parceria da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) e o TST.

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

O evento de abertura contou com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, o presidente do Comitê de Responsabilidade Socioambiental do TRT-10, o desembargador Pedro Foltran, a juíza Natália Luiza Alves Martins, o presidente do TST, ministro Lélio Bentes Corrêa, e os ministros do TST Evandro Pereira Valadão Lopes e Alberto Balazeiro.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, reforçou o papel do Estado no combate ao trabalho escravo e infantil. “A Constituição é muito clara quando diz que o Estado tem que oferecer o acesso e a permanência do aluno na escola, e isso significa que o aluno não pode realizar qualquer tipo de trabalho. Então, recebemos com muita alegria essa parceria com o TRT-10 para mostrar aos jovens o que é certo e o que é errado”, diz.

A secretária Hélvia Paranaguá (à esquerda) participou da sessão de abertura do projeto Trabalho em Tela junto com a turma do CEM 03 de Ceilândia | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

O enredo

O filme “Pureza”, estrelado por Dira Paes, passa por temas como aliciamento de menores e o cárcere de trabalhadores rurais ao retratar a saga de uma mãe que desafiou fazendeiros para resgatar o filho da escravidão na Amazônia. O longa é baseado na história real da maranhense Pureza Lopes Loyola, uma mulher que, na década de 1990, partiu em uma corajosa jornada à procura de seu filho desaparecido e que acabou se tornando um símbolo da luta contra a escravidão moderna.

Após a exibição do filme, os estudantes participaram de uma roda de conversa com os magistrados que lidam com essas temáticas. Para as amigas Maria Eduarda Ferreira, de 16 anos, Yasmin Beatriz Oliveira, de 16 anos, e Ana Beatriz Araujo, de 16 anos, o filme representa esperança e luta por liberdade.

“Um filme sobre luta e esperança”, definem as amigas, Maria Eduarda, Yasmin Beatriz e Ana Beatriz | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

É complicado entender que realmente existem tantas desigualdades, mas o filme traz a ideia de que sempre existe uma esperança e que devemos denunciar casos onde o trabalhador é injustiçado”, reforça Maria Eduarda. “É um filme que fala sobre luta e resistência, e isso nos inspira a lutar por igualdade e respeito a todos”, pontua Ana Beatriz.

É uma alegria imensa poder trazer os alunos para este projeto, e vamos dar continuidade em sala de aula, seja por meio de redações, rodas de conversa, e também nas demais disciplinas como sociologia, filosofia e história”, explica a coordenadora e professora do CEM 03, Vicene Braga.

A iniciativa

O projeto “Trabalho em Tela” foi idealizado pela Presidência do TST, pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo TRT-10, por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTI) e do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante (PETE).

As juízas Maria José Rigotti Borges e Ananda Tostes Isoni são responsáveis pelo PETE, e as juízas Laura Ramos Morais e Natália Luiza Alves Martins são responsáveis pelo PCTI no âmbito do TRT10. Laura reforça que a sessão de cinema para os alunos da rede pública introduz o assunto aos jovens de forma prática e dinâmica, contribuindo para a erradicação do trabalho escravo.

A única forma de prevenir essas situações é por meio da aprendizagem, do ensino e da educação. Acredito que o acesso ao trabalho deve ser feito com supervisão, visando a capacitação intelectual e o desenvolvimento físico dos jovens, sem colocá-los no mercado de trabalho de forma precarizada. Então, este é o nosso objetivo aqui, mostrar como a educação é capaz de impedir o acesso ao trabalho escravo e ao trabalho infantil”, ressalta a juíza.

Próximas sessões

A programação do Trabalho em Tela inclui uma série de quatro exibições de filmes com temática alusiva ao trabalho escravo e infantil. As sessões do projeto ocorrerão até setembro, com a participação de mais escolas, com o intuito de provocar a reflexão dos participantes e servir de conteúdo também para discussões em sala de aula sobre as situações narradas nos filmes que serão exibidos. As próximas exibições acontecem nos dias 9/8 (TRT10), 30/8 (TST) e 20/9 (TRT-10) no auditório do Tribunal Pleno.

Com informações do Tribunal Regional do Trabalho*