Programa DF Legal nas Escolas já levou conhecimento para cinco mil alunos
Lívia Barros, Ascom/SEEDF
A educação é mais efetiva que a punição. Com essa premissa, o programa DF Legal nas Escolas foi retomado na manhã desta quarta-feira (03) no Centro Educacional (CED) Irmã Maria Regina Velanes Régis, em Brazlândia. Uma aula magna para estudantes do Ensino Médio marcou o retorno do projeto após a pandemia de Covid-19.
Na aula, auditores e inspetores da Secretaria DF Legal falaram sobre descarte de resíduos, ocupação do solo e edificações irregulares. Os alunos ganharam um simbólico crachá de fiscal-mirim e levaram para casa sacolas de lixo.
“Esse projeto contribui com a formação integral de nossos estudantes, para além das competências básicas que temos previstas em nosso currículo. Acreditamos que cada estudante exercerá, com maestria, a função social que cabe a cada um deles”, afirmou a subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação do DF, Iêdes Braga.
Depois de atender cinco mil alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental com palestras e dinâmicas em grupo, agora vai orientar estudantes dos 8º e 9º anos e também do ensino médio. Para o ano de 2023 já estão marcadas 14 visitas a escolas da rede pública.
A meta é promover a cidadania e ensinar noções de preservação da ordem urbanística do Distrito Federal aos estudantes. As aulas são ministradas por auditores e inspetores da Secretaria DF Legal. O projeto começou em 2015 com uma portaria conjunta entre a Secretaria de Educação e o DF Legal
“Nós fazemos um trabalho que visa a preservação da ordem urbanística para que todos possam usufruir de um ambiente de moradia e de trabalho planejado e organizado”, afirma o secretário executivo do DF Legal, Francinaldo Oliveira.