Cerimônia marca conclusão de uma jornada de sucesso e superação de 21 jovens
Por Alan Resah, Ascom/SEEDF
Em uma manhã repleta de emoção e esperança, a Escola do Parque da Cidade (PROEM) celebrou a formatura de 21 jovens que, ao longo de sua trajetória educacional, demonstraram não apenas capacidade intelectual, mas também força, resiliência e superação. Comemorando uma jornada de desafios e vitórias, essa turma é símbolo da reconstrução educacional e socioafetiva que a escola proporciona.
Além de recuperar as aprendizagens e promover um ensino de qualidade, a PROEM também é um importante espaço de acolhimento e transformação para jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.Focada na inclusão, no apoio pedagógico e na correção do fluxo de aprendizado, a escola oferece um ambiente seguro e afetuoso, onde cada estudante pode superar as dificuldades que encontrou em sua trajetória escolar.
Os 21 formandos, sendo seis do Ensino Fundamental I e 15 do Ensino Fundamental II, representam o esforço coletivo de jovens que, com o suporte da escola, conseguiram romper barreiras e conquistar a educação como um direito. “Queria agradecer a todos vocês por terem vindo à nossa formatura, pelo privilégio de ter essa formatura, com toda minha gratidão. Gostaria de agradecer, também, em nome dos formandos, a presença de todos: pais, familiares, amigos, pessoal da gestão e funcionários da escola. Vocês são muito importantes em nossas vidas”, disse Anderson da Silva, orador da turma.
Para os formandos de 2024, a celebração não é apenas a conclusão de um ciclo acadêmico, mas também a conquista de uma nova perspectiva de vida. Por meio de rodas de conversa e reuniões com as famílias no decorrer de todo o ano letivo, os estudantes participaram ativamente da construção e avaliação do processo pedagógico escolar. Essas interações foram essenciais para fortalecer a rede de apoio que envolve os jovens, suas famílias e a comunidade escolar.
“Parabéns pela força, pelo entusiasmo e por este fim de ciclo. A Regional de Ensino do Plano Piloto faz questão de participar sempre dessas atividades, por ver este cuidado que os gestores têm com a educação. Sucesso para todos vocês, famílias e a comunidade escolar”, parabenizou Sandra Cristina de Brito, coordenadora da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto (CRE/PP).
A proposta pedagógica da Escola do Parque da Cidade vai além da sala de aula. O desenvolvimento de competências socioemocionais é um dos pilares centrais, promovendo não só a aprendizagem cognitiva, mas também a construção da cidadania, da empatia e da Cultura da Paz. A escola integra as famílias e estudantes nas decisões que afetam a vida escolar, tornando todos protagonistas desse processo de transformação.
“A secretária Hélvia Paranaguá não pôde estar presente, mas nos pediu para carregarmos adiante a mensagem de que vocês todos são honra e orgulho para todos nós. Queremos ver vocês brilhando como o ouro que vocês receberam em 2024“, disse Ana Beatriz Goldstein, chefe da assessoria de Cultura de Paz, da Secretaria de Educação.
“A cerimônia de hoje é resultado de muito esforço, muita superação e, acima de tudo, de muito amor”, destacou o diretor do PROEM, Pedro Filho, emocionado, durante a cerimônia. “A superação das dificuldades de aprendizagem, dos desafios socioemocionais e das complexas realidades vividas pelos estudantes são um reflexo de um trabalho pedagógico sólido e de uma rede de apoio que vai muito além dos muros da escola“, completou.
Leia também
Os 21 jovens formandos contam com uma bagagem rica de aprendizados, amizades e, principalmente, com a confiança de que são capazes de construir um futuro melhor para si mesmos. Para muitos, essa formatura representa uma nova chance para reescrever suas histórias e criar um amanhã mais promissor.
A celebração de hoje é uma homenagem à perseverança, à educação e, acima de tudo, à esperança. A Escola do Parque da Cidade cumpre sua missão de garantir direitos de aprendizagem e de proporcionar uma educação para a cidadania, que reconhece as diferenças e fortalece as possibilidades de todos. Para cada um dos formandos, esta formatura é um marco na reconstrução de suas vidas e de suas trajetórias.
Para Danielle Liniver, 23 anos, estudante de fisioterapia da UnB, ter estudado por um tempo no Proem a motivou e representou uma mudança de paradigma para a sua realidade. “Ter sido uma aluna daqui e recebido toda a atenção que eu e minha irmã tivemos, com certeza, fez toda a diferença nas nossas formações pessoais e profissionais. Eu e minha irmã buscamos melhorias para as nossas vidas, fomos aprovadas em universidades públicas, dentro e fora do DF, e, agora, vamos poder contribuir para a sociedade”, relatou entusiasmada.
A jornada de cada jovem da EPC-PROEM é uma história de transformação, que inspira não só outros estudantes, mas toda a comunidade. E, no futuro, ao olharem para trás, eles saberão que, juntos, venceram desafios, superaram limitações e chegaram onde muitos nem imaginavam chegar. E isso, sem dúvida, é motivo para celebrar e, principalmente, para acreditar que o amanhã pode ser ainda mais brilhante!