Alimentação Escolar da rede pública tem cardápio saudável e diversificado
Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF
Refeições nutritivas, cardápios elaborados por nutricionistas e receitas gostosas são o combo de sucesso de alimentação escolar na rede pública do DF. Somente de janeiro a abril deste ano, já foram servidas 35.165.503 refeições, além de 4,3 mil toneladas de alimentos perecíveis e 746.143,90 quilos de não perecíveis.
Os cardápios da alimentação escolar dos estudantes são desenvolvidos por nutricionistas para que esta seja saudável e nutritiva, observando a quantidade necessária de proteínas, lipídios, carboidratos para o desenvolvimento das crianças e adolescentes da rede pública do DF. As refeições são organizadas por meio da política pública do Programa de Alimentação Escolar do Distrito Federal (PAE-DF), de acordo com o período que o aluno permanece na escola.
O estudante da Escola Classe 15 de Ceilândia Gustavo Sousa, 8 anos, aprova o cardápio que é servido na escola. “Eu como de tudo, mas o dia da galinhada é o que mais gosto. A sobremesa preferida é banana e manga”, afirma o aluno do 3º ano do ensino fundamental.
Já a colega Luiza Fernandes, 7 anos, que cursa o 2º ano do ensino fundamental na mesma unidade, não consegue escolher uma refeição preferida. “Toda comida da merenda é boa”, elogia.
Hora do almoço na Escola Classe 15 de Ceilândia com estudante Gustavo Sousa – Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF
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“A alimentação escolar é importante para a questão nutricional e também colabora para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Esse ano viemos com uma novidade e incluiremos itens lácteos na merenda, como mussarela e manteiga, para deixar a alimentação nas escolas ainda mais completa”, informa Fernanda Mateus, diretora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do DF.
Crianças e adolescentes consomem diversidade de frutas, verduras e hortaliças nas refeições da merenda escolar – Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF
Opinião dos estudantes
Antes de serem incluídos no cardápio, os alimentos passam por um Teste de Aceitabilidade entre os estudantes. A Diretoria de Alimentação Escolar mede o índice de aceitação dos alimentos ofertados aos alunos por meio da percepção da visão, olfato, paladar e tato. Os estudantes consomem a preparação que será avaliada e respondem a um questionário sobre a interação com a comida. Nele, eles avaliam a refeição em uma escala de 1 a 5 pontos que vai desde adorei até detestei. A opinião dos estudantes é considerada na escolha final do cardápio da alimentação escolar.