Ele cursou o Ensino Médio em uma escola de educação bilíngue, em Taguatinga
Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF
Depois de estudar na rede pública de ensino desde os 4 anos, o estudante Jefferson Antônio Souza Ferreira, 17 anos, foi contemplado com uma bolsa de estudos para cursar a faculdade de Engenharia Civil, na Universidad de Jaén, na Espanha. Ele concluiu o Ensino Médio em 2022 no Centro de Ensino Médio (CEM) 03 de Taguatinga, uma das três escolas onde funciona o Programa de Educação Bilíngue Intercultural (Pebi).
A Secretaria de Educação tem parceria com três embaixadas para oferecer o ensino de disciplinas estrangeiras aos estudantes. O Pebi funciona em três escolas piloto: no Centro Educacional do Lago Norte (CedLan), o ensino é de francês, no Centro Educacional do Lago (CEL), o inglês é ofertado e o Centro de Ensino Médio de Taguatinga oferece o espanhol.
Além de ensinar o idioma, o Pebi é voltado à qualificação e expansão da cultura dos países entre os alunos. No CEM 03 de Taguatinga, a embaixada da Espanha também oferta anualmente, uma bolsa de estudos na Universidade de Jaén para um curso na área de engenharia.
Jefferson estudou durante todo o Ensino Médio com foco na oportunidade. “Fiquei lisonjeado em saber que eu tinha conseguido a bolsa, na qual me dediquei tanto para conquistar. Sempre tive foco naquilo que eu almejava alcançar e me esforcei, estudando e tendo em mente o objetivo de alcançar boas notas para obter a bolsa”, conta.
A conquista do estudante é uma alegria para todos os profissionais que atuam na escola e um sonho compartilhado pelos demais colegas. “Para toda equipe do CEM 03 de Taguatinga, essa conquista do nosso estudante gerou em nós um sentimento de orgulho e alegria. É uma janela de oportunidades que se abre na vida desse rapaz que sempre foi muito educado, dedicado e generoso com seus colegas. Certamente será um divisor de águas e um avanço em sua vida pessoal e profissional”, diz a vice-diretora da escola, professora Fabiana Alves de Matos.
A vice-diretora explica que a escola divulga a existência da bolsa de estudos para todos os estudantes. Os critérios para concorrer são: ter vontade de estudar na Espanha, ter o apoio e suporte da família, interesse em um curso na área de engenharia, ter média superior a oito pontos no Ensino Médio – a de Jefferson foi 9,2.
Sobre o Programa Bilíngue
O Programa de Educação Bilíngue Intercultural (Pebi) do Distrito Federal tem como objetivo promover o ensino de uma Língua Estrangeira, com ênfase na interculturalidade e na valorização das diversidades linguísticas e culturais presentes na comunidade escolar.
Leia também
Em 2019, o programa foi implementado em três escolas e contou com apoio dos governos Francês, Espanhol e Norte-Americano, por meio de suas embaixadas e entidades culturais, como é o caso da Aliança Francesa e Casa Thomas Jefferson.
Em 2021, foi assinado um protocolo de intenções entre a SEEDF e o Goethe-Institut para o ensino de alemão. Centro de Ensino Médio Integrado do Gama. Mas as disciplinas em alemão anda não estão sendo ofertadas.
As aulas de Jefferson começam no segundo semestre deste ano e, apesar da ajuda de custo que a bolsa oferece, € 2.200 anuais, é necessário arcar, ainda, com outros custos decorrentes da mudança e permanência na Espanha. Por isso, foi criada uma vaquinha virtual para que as pessoas possam contribuir financeiramente com os estudos de Jefferson.