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23/07/24 às 18h43 - Atualizado em 23/07/24 às 18h49

Estudante autista conquista diploma com apoio do Enem Inclusivo

Luis Felipe celebra sua formatura e inspira público da educação especial

João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

Foi realizada nesta segunda-feira (22) a formatura de Luis Felipe Sales, de 22 anos, que participou da primeira edição do programa Enem Inclusivo e Especial promovido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Utilizando a nota do Enem, ele ingressou no curso de jornalismo, na Universidade Paulista (UNIP), e celebrou sua conclusão em uma cerimônia prestigiada por familiares, pela professora Maria Elizabete Pereira, do CED 1 do Riacho Fundo 2, e por Vera Lúcia Barros, subsecretária de Educação Inclusiva e Integral (SUBIN).

 

Luis Felipe Sales participou da primeira edição do programa Enem Inclusivo e Especial promovido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

 

Passei por diversas emoções: alegria, ansiedade, um pouco de estresse pelo excesso de trabalho, porque todo universitário tem sempre muita coisa para fazer. Tomo um remédio porque sou autista e tive muita dor de cabeça, algumas dificuldades como para me levantar. Mas fui me esforçando em cada fase e consegui finalizar o curso”, comentou o recém-formado jornalista.

 

Luis sempre sonhou em ser jornalista. “Escolhi jornalismo no terceiro ano do Ensino Médio porque gostava de gravar vídeos para o meu canal no YouTube, que atualmente tem 10 mil inscritos. Sempre fui fã de câmera e de entrevistar pessoas. Fiz uma lista de profissões, eliminei as que não me interessavam e me identifiquei com o jornalismo. Entrei na UNIP com 50% de bolsa pela nota do Enem”, explicou. Desde cedo, ele tem produzido conteúdo para seu canal no YouTube e na rede social TikTok, e agora planeja trabalhar em televisão, na área de jornalismo televisivo.

 

A trajetória de sucesso é um testemunho de como a dedicação pessoal, aliada a programas inclusivos como o Enem Inclusivo e Especial, pode transformar vidas. Sua jornada, desde o Ensino Médio até a formatura em jornalismo, demonstra que, com o suporte adequado, o público da educação especial pode alcançar seus sonhos acadêmicos e profissionais.

 

O Enem Inclusivo e Especial ajudou muito o Luis Felipe e muitos outros estudantes do público da educação especial. Ele era tão persistente que sempre pedia aos professores para lembrá-lo das datas de inscrição. O Enem é extremamente importante na vida desses jovens, especialmente os com necessidades especiais, embora muitos ainda não tenham consciência disso”, afirmou Maria Elizabete Pereira, monitora do estudante.

 

Luis espera que sua trajetória inspire outros alunos com necessidades educacionais especiais a participar do programa Enem Inclusivo e Especial. Ele acredita que, assim como ele, muitos outros jovens podem superar suas dificuldades e conquistar vagas em cursos superiores através do Enem, aproveitando as oportunidades e os recursos de acessibilidade que o projeto oferece.

 

O programa Enem Inclusivo e Especial tem sido um pilar essencial para a preparação do público da educação especial para o Exame Nacional do Ensino Médio. Oferecendo palestras e aulas abrangendo diversas disciplinas, como matemática, história e física, o projeto proporciona um suporte integral aos alunos. “Eu tive aulas todos os sábados pela manhã, lá tive muito apoio, tínhamos inclusive aulas de Libras para ajudar o público da educação especial“, relatou o recém-formado jornalista.

 

A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia, e a monitora Bete prestigiaram a formatura do estudante / créditos: Felipe Noronha

ENEM Inclusivo e Especial

Desde 2019, a Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral realiza o Projeto Enem Inclusivo e Especial, garantindo que estudantes com deficiência, autismo, altas habilidades/superdotação e transtornos funcionais participem do Enem com todos os recursos de acessibilidade necessários. Em 2024, o projeto continua oferecendo aulas preparatórias especializadas e suporte contínuo aos alunos.

 

O projeto visa proporcionar aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública, com necessidades educacionais especiais, um ambiente de aprendizado adaptado e inclusivo. Recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras, audiodescrição e leitores de prova, asseguram que todos realizem o exame em condições justas.

 

Para participar, os estudantes devem estar inscritos no Enem. O projeto oferece aulas preparatórias ministradas por professores voluntários em diversas disciplinas como Matemática, Física, Química, Geografia, História, Biologia, Filosofia, Sociologia, Língua Estrangeira, Gramática, Redação e Artes. As aulas são adaptadas para atender às necessidades de cada estudante, garantindo um ambiente inclusivo e suporte contínuo.

 

O Enem Inclusivo e Especial facilita o acesso ao ensino superior, promovendo igualdade de oportunidades e inclusão social. O programa garante que todos os jovens, independentemente de suas necessidades, tenham a chance de continuar sua trajetória educacional.

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