Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/09/23 às 9h48 - Atualizado em 29/09/23 às 9h48

Escolas públicas e particulares participam do 1º Seminário de Segurança Pública Escolar

Evento promoveu palestras que abordaram temas como Lei Maria da Penha e gestão de riscos em ambiente escolar

Da Redação, Ascom/SEEDF*

 

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, participou da abertura do evento | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

 

Com o objetivo de promover discussões e estratégias no enfrentamento à violência no ambiente escolar, a Polícia Militar do DF (PMDF), por meio do Batalhão Escolar (Bpesc), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e de Segurança do Distrito Federal, realizou, nesta quinta-feira (28), o 1º Seminário de Segurança Pública no Ambiente Escolar. Representantes das redes de ensino pública e particular do DF participaram do evento, realizado no auditório do Colégio La Salle, na Asa Sul.

 

O evento, que também contou com a parceria do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), foi dividido em diferentes painéis. As temáticas escolhidas foram: atividades do Bpesc, prevenção ao crime por meio do design do ambiente escolar, convivência escolar e cultura de paz, Maria da Penha vai à Escola, segurança escolar e gestão de riscos, segurança no perímetro de segurança escolar, ocorrências escolares e crimes cibernéticos.

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou da abertura do evento e destacou a importância da união de diferentes órgãos no cuidado com os estudantes. “Eu conversei muito com governador Ibaneis Rocha, com a SSP, a PMDF e o Batalhão Escolar, que precisávamos iniciar uma ação conjunta em prol da comunidade escolar. Traçamos iniciativas de proteção e acolhimento aos estudantes, professores e vem dando muito certo. Aos poucos, estamos conseguindo mais espaços nas escolas, seja com palestras, atendimento especializado ou apoio expressivo do Batalhão Escolar dentro das unidades”, pontuou.

 

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, o secretário executivo da SSP, Alexandre Rabelo Patury, e representantes do órgão de segurança também estiveram presentes na solenidade. Para Avelar, a transversalidade na educação é um fator de extrema importância.

 

“Hoje, como secretário de segurança, não acredito que as forças de segurança pública consigam solucionar sozinha todos problemas que acometem em violência. É um trabalho em conjunto, que começa em casa, na família, mas passa pela escola. É na escola que se inicia a formação do cidadão, então é nela em que as forças e poderes públicos precisar estar juntos”, ressaltou.

 

A prevenção foi a motivação para realização do evento, com explica a comandante do Batalhão Escolar, tenente-coronel Renata Braz. “A iniciativa tem como objetivo trabalhar assuntos para o enfrentamento da violência escolar, que tem sido monitorada no DF, mas esperamos contribuir apresentando informações que possam contribuir para que as escolas trabalhem com gestão de risco e implementação de ações preventivas inovadoras”, afirmou.

 

Palestras

 

Ao longo da tarde, diversas palestras com temas voltados às iniciativas que são desenvolvidas em prol da paz no ambiente escolar foram ministradas. Para o juíz de Direito do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT), Ben-Hur Viza, responsável pela palestra Maria da Penha vai à Escola, o seminário foi uma importante iniciativa para segurança pública e demonstra a preocupação do Estado com a proteção de estudantes e profissionais de educação. “Foram tratados temas importantes e metodologias modernas para se fazer seguranca de forma efetiva no ambiente escolar.”

 

Para o subsecretário de Gestão da Informação, coronel Célio Dutra, que ministrou a palestra sobre gestão de risco, o seminário fortalece a ideia de ‘paz nas escolas’. “Isso ocorre a partir do compartilhamento de boas práticas, tendo como objetivo comum melhorar o ambiente escolar, aumentar a sensação de segurança, diminuir o medo do crime e a incentivar a comunidade escolar a se apropriar dos espaços escolares, fortalecendo toda a rede.”

 

*Com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF

Governo do Distrito Federal