Entrega do morango, fruta de época, é resultado da parceria com produtores locais da agricultura familiar no DF
Bruno Grossi, Ascom/SEEDF
Todo ano letivo, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) busca privilegiar a merenda escolar com novos ingredientes e frutas da temporada. Sem dúvidas, um dos momentos mais esperados pelos cerca de 460 mil alunos da rede pública do DF é a colheita sazonal dos morangos, que voltam ao cardápio das escolas de todas as 14 Regionais de Ensino no mês de agosto.
“Neste mês se inicia nas escolas a entrega dos morangos, que irão incrementar a alimentação escolar, para a alegria dos alunos. Nesse período, o nosso cardápio também está recebendo reforço de outros produtos de grande demanda, como a manteiga e o queijo muçarela, garantindo uma alimentação nutritiva e saborosa aos nossos estudantes”, relatou a subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da SEEDF, Fernanda Mateus Costa Melo.
Fernanda esteve pessoalmente, no início desta semana, na segunda-feira (5/8), em diversas escolas da Regional de Ensino de Brazlândia para conferir o recebimento dos novos insumos da merenda escolar e fiscalizar os locais e as condições de armazenamento dos alimentos recebidos pelas escolas.
Brazlândia, região administrativa do DF conhecida como a maior produtora de morangos da capital federal, realiza a Festa do Morango de Brasília no mês de setembro. “Nesta data, as escolas da Regional de Brazlândia farão visitas guiadas aos produtores locais da agricultura familiar, tão importantes no fornecimento de merenda saudável para as nossas escolas. Os alunos conhecerão o plantio e participarão de atividades educativas de colheita do morango”, contou Fernanda.
A diretora do Centro Educacional (CED) Incra 08 de Brazlândia, Solange Pereira, explicou durante a visita dos representantes da Subsecretaria de Apoio às Políticas Educacionais (Suape), que a escola atende mais de mil alunos em tempo integral e em período regular, tanto dos anos finais do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio.
“A nossa merenda tem ampla aceitação pelos estudantes, que podem repetir as quatro refeições diárias, entre café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A alimentação é rica e variada, composta por frutas como melão, maçã, morango, mamão, entre outras, que chegam toda semana, assim como as proteínas, o queijo e a manteiga”, destacou Solange.
Durante as visitas da Suape, os representantes da SEEDF puderam presenciar a chegada dos caminhões dos produtores locais nas escolas. Uma dessas agricultoras é Gleiciane Cristina, produtora do núcleo rural de Betinho, localizado em Brazlândia. Ela explica como funciona a rotina de entrega nas unidades escolares.
“A agricultura familiar produz de tudo um pouco: hortaliças, pimentão, tomate, repolho e todo tipo de frutas, entregues diretamente para as escolas daqui. O morango é um fruto mais delicado ao toque, amassa fácil, além de ser sensível ao calor, podendo mofar. Por isso, fazemos uma seleção dentro do caminhão, ao abastecermos o veículo refrigerado, e também depois do transporte, durante a entrega na escola, para garantir a entrega do produto de melhor qualidade para as escolas”, ponderou.
A diretora do Centro de Educação Infantil (CEI) 03 de Brazlândia, Cláudia Vieira Benito, ressaltou que as hortaliças já vêm selecionadas e que a escola recebe tudo de excelente qualidade. “Temos nos surpreendido positivamente com o trabalho das merendeiras, que preparam com todo carinho um lanche muito gostoso, com variedade de frutas e hortaliças, que chegam à escola toda segunda-feira pela manhã. As crianças aceitam muito bem e alguns querem repetir até três vezes”, comentou.
A escola atende 141 alunos em período integral, com quatro refeições diárias, entre café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta. “Além da pré-escola, com alunos de 4 e 5 anos, possuímos uma turma do maternal, com uma turma de 18 alunos com 3 anos de idade, que recebem cinco refeições diárias”, explicou Jane Kelly Caíres, supervisora do CEI 03. Este ano, a escola planeja participar da Plenarinha com um projeto sobre o pomar e a alimentação na escola.