29/05/24 às 15h13 - Atualizado em 3/06/24 às 10h15

Escola pública de Ceilândia homenageia ídolo Renato Russo em nova biblioteca

Espaço foi inaugurado nesta terça (28), com a presença da mãe do cantor, Carminha Manfredini

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

Além de ser reformado, o espaço recebeu a doação de novos livros literários e computadores | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

No coração de Ceilândia, uma escola se destaca por um projeto de incentivo à leitura que leva o nome e sobrenome de um aclamado ídolo brasiliense. Intitulado Laboratório Biblioteca Renato Russo, o espaço, inaugurado nesta terça-feira (28), no Centro Educacional (CED) 14 de Ceilândia, no Setor “O”, se transformou em um lugar de encontros para estudos, oficinas e pesquisas.

▃▃▃

O Laboratório Biblioteca Renato Russo, espaço inaugurado em escola de Ceilândia, é um projeto de incentivo à leitura, encontros para estudos, oficinas e pesquisas.

▃▃▃

A nova biblioteca da escola surgiu por meio de uma parceria com a ONG (Organização Não Governamental) Amigos da Vida e é patrocinada pelo Instituto CNP Brasil. Durante quatro meses, enquanto o espaço da biblioteca recebia a reforma, os alunos do ensino médio tiveram acesso a cursos de desenho criativo, desenho arquitetônico, oralidade e leitura dramática. Além da reforma, o espaço recebeu a doação de novos livros literários e computadores.

O projeto das bibliotecas da ONG Amigos da Vida traz a educação como prioridade, onde a gente também realiza, dentro desses espaços, oficinas de profissionalização para capacitar alunos”, explicou o CEO da ONG, Christiano Ramos. “Essas oficinas são um espaço de aprendizado para eles aprimorarem suas habilidades e estarem ainda mais preparados, seja para a entrada na universidade ou até para uma simples entrevista de emprego”, complementou.

Carminha Manfredini, mãe do vocalista da banda Legião Urbana, esteve presente na solenidade de abertura da biblioteca e compartilhou a alegria de prestigiar o sonho do filho. “Quero prestigiar a todos os envolvidos nesse projeto tão importante e bonito, que é o Lab. Bibliotecas Renato Russo. Nossa missão é levar cultura, aprendizado e leitura para esses jovens, e eu tenho certeza de que meu filho está muito feliz e satisfeito”, disse Manfredini.

Carminha Manfredini, mãe de Renato Russo, e alunos do CED 14 de Ceilândia na biblioteca nova da escola | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Os amigos Carlos Eduardo Serafim, de 15 anos, e Arthur Lopes, de 17, participaram das oficinas de informática e de oralidade e leitura dramática. Para eles, os aprendizados adquiridos na oficina vão auxiliar na hora de conseguir um trabalho. “Essa é uma ideia inovadora desenvolvida na escola. O curso me deu mais confiança e poder na comunicação. Aprendi também sobre linguagem corporal e gostei bastante”, conta Carlos Eduardo. “Um curso excelente que me fez enxergar outras possibilidades profissionais, então eu me sinto mais confiante agora”, disse Arthur.

O diretor do CED 14 do Setor O, Fredy Viana, se inspirou na Legião Urbana para agradecer o projeto na escola. “Nós somos os filhos da revolução, burgueses sem religião, a geração Coca-Cola, e isso faz com que eu prometa para mim mesmo que eu vou mudar o mundo e eu consigo mudar o mundo. Como que eu vou mudar? Dando para os meus alunos conhecimento, o que ninguém vai tirar deles. Essa é a máxima do projeto”, finaliza.

A ONG Amigos da Vida já visitou outras escolas no Distrito Federal para avaliar a possibilidade de parceria com as unidades escolares. Agora, o projeto se prepara para a entrega de mais uma biblioteca no Centro de Ensino Médio (CEM) 04 de Ceilândia, que tem previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. “É um presente para os alunos, e a gente acredita que aportar recursos na educação não é gasto, é investimento”, conclui Christiano.

Inauguração LAB. Bibliotecas Renato Russo.