A EC 312 Norte recebeu a visita da rainha Máxima que conheceu projeto de educação financeira desenvolvido na unidade
Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF
A educação financeira desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos conscientes e responsáveis em relação às suas finanças pessoais. Para ajudar nesse processo, a Escola Classe 312 Norte desenvolve o projeto de educação financeira ‘Aprender Valor’, uma parceria entre a Secretaria de Educação do DF junto com o Banco Central do Brasil. Na manhã desta quarta-feira (7), a rainha dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta, e o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, visitaram a escola para acompanhar o desenvolvimento do projeto. Ambos foram recebidos pela secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.
O Aprender Valor tem atividades capazes de articular habilidades relacionadas ao uso responsável do dinheiro com conteúdos e habilidades de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas, de modo integrado.
“A gente sabe a importância de trabalhar com as crianças essa questão financeira, para que elas possam crescer e se tornar adultos com essa visão diferente, de poupar, de gerenciar os seus recursos. A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já preconiza isso, trabalhando de forma inclusiva e transversal com as outras disciplinas. Estamos muitos felizes com o resultado apresentado pelas crianças hoje”, destacou Hélvia Paranaguá.
Durante a visita, as crianças apresentaram uma canção às autoridades presentes. Em seguida, o presidente do Banco Central agradeceu a parceria da Secretaria de Educação para implementar o projeto. Após, houve uma troca de perguntas e respostas entre a rainha Máxima e os alunos da EC 312 Norte.
A rainha destacou a importância de se aprender, ainda na primeira infância, a poupar para investir. Destacou a necessidade de se ter acesso ao registro oficial (carteira de identidade) e acesso à tecnologia, como pré-requisitos para a inclusão financeira.
“Há um ditado que diz que o que você aprende hoje é o que você vai levar para o futuro, então se você aprende Educação Financeira desde agora, no momento em que vocês são crianças, tudo isso vai ser muito mais fácil de aplicar, quando vocês forem adultos”.
Leia também
O Programa Aprender Valor teve início no Distrito Federal, em 2020 para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e, atualmente, conta com a participação de 161 unidades escolares. O programa tem como principal objetivo incentivar hábitos financeiros saudáveis e comportamentos que fazem a diferença na vida das crianças.
Nesse sentido, a introdução da educação financeira nas escolas pode ser uma ferramenta poderosa para preparar os jovens para uma vida financeira bem-sucedida e para tomar decisões informadas sobre dinheiro.
O Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que busca estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de educação financeira e para o consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras.