A ação faz parte de uma parceria com a Adasa para incentivar a preservação deste recurso natural
Ana Carolina Leal, Ascom/SEEDF
“Textos, poemas e muitas atividades. Aprender assim é muito mais legal”, comemorou o estudante do CEF Cerâmicas Reunidas Dom Bosco de Planaltina, Julio Cesar, 8 anos, ao participar da premiação das escolas vencedoras da Gincana da Água. Este é dos projetos fruto da parceria entre a Secretaria de Educação e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). Cada contemplado recebeu um equipamento eletrônico para a escola. Na cerimônia também foi assinado o termo de cooperação do Programa Adasa na Escola.
O Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco de Planaltina foi o primeiro colocado, a Escola Classe 303 de Samambaia ficou com a segunda posição, seguida pelo Centro de Educação Fundamental 04 do Gama. As atividades foram alusivas ao Dia Mundial da Água, com tarefas artísticas, comunitárias e pedagógicas, focadas na água.
A ação tem o objetivo de destacar a importância da água no cotidiano da população, por meio de atividades pedagógicas socioambientais. “Nossa escola é do campo e, sempre que possível, utilizamos a pedagogia de projetos no nosso dia-a-dia. Gostamos de ofertar estas propostas que trabalham com competições alinhadas ao conhecimento”, contou a diretora Alence Cristina da Silva ao explicar que a Gincana da Água reforçou o que já ensinado na escola sobre o tema. “Trabalhar estes assuntos em forma de jogos fica mais legal e interessante. Nossos alunos adoraram participar”, destacou.
Conscientização dentro das escolas
Incentivar as aprendizagens desde a primeira infância sobre o uso consciente da água é uma das finalidades da parceria. “É uma alegria estarmos aqui. Gerar nas crianças a importância sobre valorizar a água, os cuidados e a preservação são nossos objetivos”, disse a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. Ela reforçou que o futuro está nas mãos destas crianças. “Esperamos que vocês assumam o papel de trabalhar para cuidar e preservar deste bem tão essencial.”
“O acesso à água potável e ao saneamento básico são direitos fundamentais e indispensáveis à saúde. Portanto, a missão da Adasa na regulação simultânea da água e dos serviços de saneamento básico nos traz uma grande responsabilidade perante a população do DF”, afirmou o presidente da Agência, Raimundo Ribeiro, ao refletir sobre a importância do Dia Mundial da Água. “É uma data para pensarmos sobre a forma como cada indivíduo lida com esse recurso essencial à vida. É um momento de celebrar avanços, mas, principalmente, de lembrar os desafios que temos pela frente.”
A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha, lembrou que a educação é a ferramenta para quebrar barreiras e enfrentar dificuldades. “Nossos alunos são os multiplicadores, quando levam todo aprendizado para casa e ensinam seus familiares. Tenho certeza que todo conhecimento por meio desta parceria entre Secretaria de Educação e Adasa será levado para casa. Desta forma, vamos juntos preservar este recurso fundamental para nossas vidas”, completou Mayara.
Mais aprendizado
Também foi inaugurado o Espaço Adasa, um local para exposição de materiais educativos, compostos por maquetes das bacias hidrográficas, mapas hidrológicos e materiais audiovisuais sobre a atuação da Agência.