Estudantes participam de ações que promovem o bem-estar físico e emocional
João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF
Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF
Este é o mês mundial de prevenção ao suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. Como parte das ações, escolas da rede pública realizam atividades diversas com foco no bem-estar físico e emocional de estudantes. É o caso do Centro de Ensino Fundamental 02 de Brazlândia, que realiza entre os dias 2 e 6 de setembro a “Semana para a Vida”.
Durante o período, os cerca de 500 estudantes da unidade participam de atividades variadas. Nesta terça-feira (3), foi a vez das práticas integrativas, em parceria com a Secretaria de Saúde do DF e outras instituições. Foram realizadas atividades de técnica de redução de estresse, reiki, auriculoterapia, meditação, iôga, tai chi, terapia comunitária integrativa, automassagem e liam gong, uma ginástica de origem chinesa com foco na prevenção de doenças e relaxamento.
O médico Marcelo Amaral, da Secretária de Saúde, foi um dos responsáveis pela técnica de redução de estresse e enumerou os benefícios da prática no ambiente escolar. “A técnica alivia tensões, diminui a ansiedade, melhora o sono e ajuda até mesmo a lidar com conteúdos emocionais”, relatou o especialista.
O estudante Caio Oliveira, de 14 anos, sentiu na pele os resultados e aprovou a iniciativa. “É muito relaxante. Acho que é bom para a gente que é adolescente, porque ficamos um pouco estressados nesta fase da vida. Acredito que seria interessante fazer isso com frequência”, destacou o jovem.
A abertura, nesta segunda-feira (2), contou com palestras sobre a valorização da vida e oficinas com temas como musicoterapia, rap, importância da família e um bate-papo sobre adolescência.
Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF
A semana “Falando sobre a Vida” segue nos próximos dias no CEF 02. Na quarta-feira (4), a família será o foco, com reunião de pais e responsáveis às 19h, além de uma palestra sobre redução de danos.
Na quinta-feira (5), os estudantes apresentam trabalhos sobre o setembro amarelo e discutem as atividades realizadas durante a semana. Um grupo de teatro também fará uma apresentação para os estudantes.
O encerramento ocorre na sexta-feira (6), com um círculo de conversa conduzido pelo professor Elias Lacerda, presidente da Comissão de Prevenção de Automutilação, Bullying, Cyberbullying, Sexting e Suicídio da Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal (Riex/DF).