Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
1/03/23 às 15h35 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Escola Classe 26 de Setembro já está em pleno funcionamento

Unidade, que atende 540 estudantes, foi inaugurada oficialmente nesta quarta-feira (1º)

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

 

Mais uma escola da rede púbica foi inaugurada nesta quarta-feira (1°). A Escola Classe 26 de Setembro já está em pleno funcionamento e com 540 matriculados. A governadora em exercício Celina Leão, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e autoridades participaram da cerimônia de inauguração.

 

Escola Classe 26 de Setembro é inaugurada para atender população da região. Mais de 500 alunos estão matriculados no local. Foto Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

A governadora Celina Leão destacou que a escola é lugar importante para o aprendizado e ensino do respeito como próximo. Aproveitou o momento também para anunciar a convocação de 1.800 servidores efetivos para a Secretaria de Educação agora no mês de março. “Vai ser a maior nomeação de monitores da rede pública. Isso impacta diretamente nas nossas crianças, especialmente as que têm necessidades especiais e que precisam de monitores para auxiliá-los no dia a dia“, afirma Celina.

 

A Escola Classe 26 de Setembro está funcionando provisoriamente em um prédio alugado na QNG 46, em Taguatinga. O Governo do Distrito Federal já conseguiu a liberação de um terreno para construção da sede definitiva da unidade na região do 26 de Setembro. A previsão é que o terreno seja cercado em março e que a licitação para construção seja iniciada ainda em 2023.

 

A Secretaria de Educação faz locação de espaços quando é necessário para zelo das crianças. Agora os estudantes que moram na 26 de Setembro estão concentrados em um local e mais próximo de casa” destacou Hélvia Paranaguá. A unidade provisória abriga estudantes que estavam em 10 escolas de Taguatinga. “Lugar de criança é na escola e lugar de orçamento público é na educação. Esse governo está fazendo isso e estamos inaugurando e construindo diversas unidades“, completou.

 

Atualmente, a EC 26 de Setembro atende estudantes da educação infantil e do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. O local tem 26 professores em sala de aula.

 

Aluna do 5° ano, Ágatha Sofia Santos, 10 anos, elogia a unidade.  Ela mora na região do 26 de Setembro e estudava na Escola Classe 27 de Taguatinga, longe de casa. “Estou amando já está escola. Gosto de todas as matérias“, conta a menina.

 

A estudante Ágatha mora na região do 26 de Setembro e estudava longe de casa. “Estou amando a nova escola”. Foto: Mary Leal, AScom/SEEDF

 

A equipe da escola criou uma logo com um girassol e uma mensagem tema para nortear os trabalhos que diz Plantando o saber, colhendo a cidadania. “A Escola Classe 26 de Setembro foi projetada e hoje a inauguração dessa unidade é a concretização de um sonho. Nós queremos ser como girassóis na vida dessas crianças, guiando e oferecendo muita luz, força e amizade nessa caminhada”, conta Cintia Aquino, diretora da unidade.

 

Há também a previsão da construção de um Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) e de um Centro Educacional no 26 de Setembro para atender a população da região, que soma 50 mil pessoas.

 

Inauguração da EC 26 de Setembro

Governo do Distrito Federal