Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/11/24 às 9h45 - Atualizado em 17/11/24 às 11h13

Equipe de ciclismo do DF é comandada por técnico da seleção paralímpica do Brasil

Com passagem por Olimpíadas e Paralimpíadas, o professor da SEEDF Cláudio Civatti compartilha sua experiência com os alunos

Por Maria Eduarda Cardim, Ascom/SEEDF e Tainá Morais, Secex/SEEDF

 

Equipe composta por estudantes da rede pública de ensino do DF é comandada pelo professor Cláudio Civatti | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

A modalidade que trouxe a primeira medalha para o Distrito Federal nos Jogos da Juventude 2024, o ciclismo, conta com um reforço de peso no comando da equipe composta por estudantes da rede pública de ensino do DF. Cláudio Civatti, técnico da Seleção Brasileira Paralímpica do esporte desde 2010 e professor de educação física da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), é quem orienta os ciclistas no DF nas disputas da edição de 2024 dos Jogos, em João Pessoa (PB).

 

Aos 59 anos, Civatti é referência tanto no desenvolvimento de atletas de elite quanto na formação de jovens promessas. O professor concilia a preparação da nova geração com a liderança em competições internacionais de alto rendimento, com passagens relevantes por duas Olimpíadas, cinco Paralimpíadas e quatro Jogos Parapan-Americanos.

 

Nos Jogos da Juventude, o técnico busca transferir suas experiências aos estudantes e fortalecer o ciclismo desde a base. “Essa é uma oportunidade de formar cidadãos, antes de atletas. Se eu posso usar minha trajetória para inspirar, estarei sempre aqui, seja no alto rendimento ou com iniciantes”, destaca.

 

A relação de Civatti com o esporte paralímpico trouxe conquistas expressivas para o Brasil e o técnico já trabalhou com grandes nomes do ciclismo paralímpico, como Lauro Chaman e Jady Malavazzi, atletas que marcaram presença nos Jogos do Rio 2016 e Tóquio 2020.

 

No entanto, ele vê o trabalho com os jovens como um pilar essencial para o futuro do esporte. “Se quisermos um Brasil competitivo no ciclismo, precisamos investir na base, e os Jogos Escolares, em geral, são o cenário perfeito para isso.”

Experiência e inspiração

 

Nos bastidores das competições, o técnico acompanha de perto os estudantes, oferecendo orientações e estratégias para o melhor desempenho nas provas | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Conhecido pela abordagem motivacional, ele desempenha um importante papel ao conectar o alto rendimento à formação de novos talentos. Entre os integrantes da equipe de ciclismo do DF dos Jogos da Juventude 2024, está o aluno Igor Arantes Batista, 15 anos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 412 de Samambaia, que ressaltou a importância de treinar sob a orientação de Cláudio Civatti.

 

O jovem compete em diferentes provas de ciclismo e conquistou o Bolsa Atleta nos Jogos Escolares de 2023, um marco que já destaca sua trajetória no esporte. “É a primeira vez que estou sendo treinado pelo professor Cláudio, e isso tem um peso enorme para mim. Ele é como uma lenda aqui, um técnico que inspira todos nós. Poder contar com a experiência dele é algo que realmente faz a diferença,” afirmou Igor, que considera essa oportunidade essencial para seu desenvolvimento dentro e fora das pistas.

 

Para Civatti, o contato com os atletas mais jovens renova sua energia e reforça seu compromisso com o esporte. “Esses garotos têm uma força incrível. Eu aprendo tanto com eles quanto eles aprendem comigo. Essa troca é o que mantém o esporte vivo e relevante.”

Desempenho

 

Igor Arantes (de capacete amarelo) ficou em sexto lugar na prova por pontos do ciclismo | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Nesta sexta (15), Igor e os colegas participaram da prova por pontos do ciclismo. O estudante garantiu um bom desempenho e ficou em sexto lugar, resultado destacado pelo técnico, que acredita que na prova de estrada, que será disputada neste sábado (16), o estudante se sairá ainda melhor.

 

Influenciado pelo irmão mais velho de 36 anos, Igor começou a praticar ciclismo há um ano e meio. “Treino com ele e, em Brasília, geralmente pedalo em rodovias, enfrentando longas distâncias“, explicou. Os treinos são realizados à tarde, e o atleta percorre cerca de 70 km em cada um deles.

 

Ele iniciou na modalidade ao lado de Victor Hugo Silveira, de 15 anos, colega do Centro de Ensino Médio (CEM) 414 de Samambaia. Este ano, ambos participam pela primeira vez dos Jogos da Juventude.

 

Ciclismo nos Jogos da Juventude 2024

 

 
Acompanhe as notícias da participação da delegação do DF nos Jogos da Juventude 2024

 

 

 

 

 

 

Governo do Distrito Federal