O Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) vai além de estender o período escolar. Este projeto visa promover o desenvolvimento integral dos jovens, proporcionando uma formação que ultrapassa os conteúdos acadêmicos tradicionais, buscando despertar e fortalecer habilidades artísticas, cientificas, culturais, esportivas e pessoais, por meio de uma ampla variedade de atividades, como projetos, oficinas, clubes, laboratórios, incubadoras, núcleos de pesquisa, entre outros.
Além da formação geral básica, o EMTI oferece disciplinas complementares que preparam os estudantes para os desafios do mundo moderno. Entre elas estão: Educação Financeira, Empreendedorismo, Projetos de Tecnologia e Inovação, Robótica, Informática, Educação Ambiental e Projetos para o Desenvolvimento Sustentável, Preparação para o ENEM, Xadrez, Música, Dança e várias Modalidades Esportivas.
O objetivo é promover uma formação integral e integrada, reduzindo desinteresse, evasão, reprovação e defasagem idade-série.
Não se trata apenas de repetir o currículo do Ensino Médio regular, mas sim de proporcionar um espaço para descobrir e desenvolver novas habilidades, vivenciar a formação básica na prática, conhecer o mundo do trabalho e expandir horizontes.
|
No que se refere à matriz curricular das unidades que ofertam o EMTI, é imprescindível que ela contemple o Itinerário Formativo Integrador (IFI). Este itinerário, exclusivo do EMTI, engloba Projetos pedagógicos de Matemática e de Língua Portuguesa, Formação de Hábitos Individual e Social(FHIS) e Unidades Curriculares Flexíveis. O conjunto destes elementos totaliza uma carga horária mínima de 1.560 horas, garantindo uma abordagem educacional abrangente e enriquecedora.
CRE | Unidade Escolar | Adesão
1ª -2017 2ª – 2019 |
Observação |
Brazlândia | CED Incra 08 | 1ª | |
Gama | CED 08 | 2ª | |
CEM 02 | 2ª | ||
CEM 03 | 2ª | ||
CEMI | 1ª |
|
|
Guará | CEM 01 | 2ª | |
Núcleo Bandeirante | CEM Julia Kubitschek | 1ª | |
Planaltina | CEM 01 | 2ª | |
CED Pompílio Marques de Souza | 2ª | ||
CED Stella dos Cherubins Guimarães Trois | 2ª | Integrado à Educação Profissional | |
Plano Piloto | CEMI do Cruzeiro | 1ª | Integrado à Educação Profissional |
CED do Lago | 1ª | Participa do Programa de Educação Bilingue e Intercultural – Língua Inglesa | |
CED do Lago Norte | 1ª | Participa do Programa de Educação Bilingue e Intercultural – Língua Francesa | |
Recanto das Emas | CEM 111 | 2ª | |
Sobradinho | CEM 04 | 2ª | |
Taguatinga | CEM 03 | 1ª | Participa do Programa de Educação Bilingue e Intercultural – Língua Espanhola |
CEMEIT | 1ª | ||
CEMTN | 1ª | ||
CEMI | 1ª | Integrado à Educação Profissional | |
A execução orçamentária e financeira do programa é realizada no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal com recursos federais, repassados pela Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, destinados a despesas de custeio e capital a serem utilizados exclusivamente para manutenção e desenvolvimento do ensino nas escolas participantes.
A Resolução n° 17/2020, estabelece os procedimentos para a transferência dos recursos. Essa verba suplementar possibilitou a manutenção sistemática das unidades de ensino, aquisição de diversos bens e realização de obras de melhoria da infraestrutura escolar.
Resultados
As unidades escolares de EMTI destacam-se no IDEB e pelos diversos projetos de sucesso realizados pelos estudantes, sendo vários deles premiados em olimpíadas e competições distritais e nacionais.
Material Pedagógico
↳ Catálogo de Unidades Curriculares Flexíveis do EMTI (2024)
↳ Caderno de orientações pedagógicas – EMTI (2024)
↳ Diretrizes Pedagógicas e Operacionais para a Educação em Tempo Integral (2018)
↳ Orientações Pedagógicas para as Unidades Curriculares Flexíveis – EMTI (2024)
Portarias
↳ Portaria nº 2 2116/2019 – Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, em conformidade com a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.
↳ Portaria nº 727/2017 – atualizada pela Portaria nº 2.116/2019 – Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, em conformidade com a Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.
Lei distrital
↳ Lei distrital no 6.036/17 – estabeleceu o Programa Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) no âmbito do Distrito Federal como objetivo de apoiar os sistemas de ensino público na operacionalização de ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino médio, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, de forma a atender as metas 3, 6, 7 e 19 do Plano Nacional de Educação – PNE, Lei no 13.005/2014.
⇅ O EMTI acontece em que dias da semana? ▼
O EMTI ocorre em três dias da semana, de acordo com a organização de cada unidade escolar, no entanto, nos Centros de Ensino Médio Integrado (CEMIs), que possuem uma modulação diferenciada, o programa é realizado de segunda a sexta-feira, integrando o ensino acadêmico com a formação profissional. Essa estrutura permite aos estudantes dos CEMIs uma jornada educacional mais completa, combinando a educação regular com o desenvolvimento de competências práticas voltadas para o mercado de trabalho.
⇅ As escolas que oferecem o EMTI têm parcerias com alguma empresa/organização? ▼
Sim, as unidades escolares que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) contam com diversas parcerias estratégicas com empresas e organizações. Entre os parceiros, destacam-se o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que apoiam na promoção de empreendedorismo e na capacitação profissional dos estudantes. Além disso, várias Embaixadas colaboram com a implementação do Programa Educação Bilíngue Intercultural (PEBI), que oferece ensino de idiomas estrangeiros em algumas unidades do EMTI. Atualmente, quatro escolas oferecem o PEBI em diferentes línguas: Inglês no CED Lago, Francês no CEDLAN, Espanhol no CEM 03 de Taguatinga, e Alemão no CEMI Gama. O PEBI em Japonês também está em fase de implementação no CED Incra 8. Essas parcerias ampliam as oportunidades educacionais dos estudantes, permitindo-lhes desenvolver habilidades linguísticas e culturais, além de fortalecerem sua preparação para o mercado globalizado.
⇅ Quem pode participar? ▼
Podem participar do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) todos os estudantes matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal, O EMTI é uma iniciativa voltada para estudantes do Ensino Médio, oferecendo uma jornada escolar ampliada com o objetivo de promover uma formação mais completa e integrada.
⇅ Não fiz o EMTI na 1ª série do Ensino Médio posso fazer na 2ª ou na 3ª série? ▼
Sim, os estudantes podem ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em diferentes momentos ao longo da etapa do Ensino Médio, mesmo que não tenham iniciado o programa na 1ª série. O EMTI é um modelo flexível que acolhe estudantes em várias etapas de sua jornada educacional, permitindo que eles se beneficiem das oportunidades oferecidas independentemente do ano em que ingressam.
⇅ Os projetos de Português e Matemática são obrigatórios? ▼
Sim, os projetos de Português e Matemática são obrigatórios no currículo do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), de acordo com a legislação vigente. Essa ênfase nessas duas áreas do conhecimento reflete a importância central dessas disciplinas na formação acadêmica e na preparação dos estudantes para os desafios educacionais e profissionais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes que destacam a necessidade de um sólido domínio da língua portuguesa e da matemática, tanto para o desenvolvimento das demais competências quanto para a cidadania plena. No contexto do EMTI, essas disciplinas são tratadas de forma integrada com outros componentes curriculares, utilizando metodologias ativas, projetos interdisciplinares e atividades práticas que tornem o aprendizado mais significativo. Essa abordagem permite que os estudantes desenvolvam competências linguísticas e matemáticas de maneira mais contextualizada e aplicada à vida real, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, da comunicação eficaz e da resolução de problemas. Aopriorizar o ensino de Português e de Matemática, o EMTI assegura que os alunos estejam bem preparados para os exames nacionais, como o ENEM, e para as exigências do mercado de trabalho, além de promover uma formação integral que vai além do conteúdo puramente acadêmico, englobando o desenvolvimento pessoal e social dos jovens.
⇅ Como o EMTI pode me ajudar após a conclusão do Novo Ensino Médio? ▼
As competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos através dos projetos, oficinas, laboratórios e demais atividades do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) capacitam os estudantes a enfrentar de maneira mais eficaz os desafios da vida adulta, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. A abordagem integral do EMTI propicia o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a resiliência, a comunicação eficaz e a empatia, além de competências técnicas e acadêmicas, como pensamento crítico, resolução de problemas, domínio de ferramentas tecnológicas e capacidade de trabalhar em equipe. A participação em projetos práticos e oficinas que integram diferentes áreas do conhecimento estimula a autonomia e o protagonismo, permitindo que eles se envolvam ativamente em seu processo de aprendizagem. Os laboratórios oferecem oportunidades para experimentar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, o que contribui para uma compreensão mais profunda e contextualizada dos conteúdos. Além disso, o envolvimento com atividades diversificadas e metodologias ativas de ensino prepara os estudantes para o mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento de competências que são altamente valorizadas, como criatividade, inovação e adaptabilidade. Ao se depararem com diferentes situações e desafios nas atividades do EMTI, os estudantes aprendem a lidar com adversidades, a trabalhar sob pressão e a tomar decisões informadas, o que se traduz em um melhor preparo para os desafios da vida adulta, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.