Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/11/19 às 9h25 - Atualizado em 7/10/24 às 12h49

Ensino Médio em Tempo Integral

O programa

 

O Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) vai além de estender o período escolar. Este projeto visa promover o desenvolvimento integral dos jovens, proporcionando uma formação que ultrapassa os conteúdos acadêmicos tradicionais, buscando despertar e fortalecer habilidades artísticas, cientificas, culturais, esportivas e pessoais, por meio de uma ampla variedade de atividades, como projetos, oficinas, clubes, laboratórios, incubadoras, núcleos de pesquisa, entre outros.

 

Além da formação geral básica, o EMTI oferece disciplinas complementares que preparam os estudantes para os desafios do mundo moderno. Entre elas estão: Educação Financeira, Empreendedorismo, Projetos de Tecnologia e Inovação, Robótica, Informática, Educação Ambiental e Projetos para o Desenvolvimento Sustentável, Preparação para o ENEM, Xadrez, Música, Dança e várias Modalidades Esportivas.

 

O objetivo é promover uma formação integral e integrada, reduzindo desinteresse, evasão, reprovação e defasagem idade-série.

 

 

Não se trata apenas de repetir o currículo do Ensino Médio regular, mas sim de proporcionar um espaço para descobrir e desenvolver novas habilidades, vivenciar a formação básica na prática, conhecer o mundo do trabalho e expandir horizontes.

 

 

No que se refere à matriz curricular das unidades que ofertam o EMTI, é imprescindível que ela contemple o Itinerário Formativo Integrador (IFI). Este itinerário, exclusivo do EMTI, engloba Projetos pedagógicos de Matemática e de Língua Portuguesa, Formação de Hábitos Individual e Social(FHIS) e Unidades Curriculares Flexíveis. O conjunto destes elementos totaliza uma carga horária mínima de 1.560 horas, garantindo uma abordagem educacional abrangente e enriquecedora.

 

Escolas que ofertam o EMTI

 

CRE Unidade Escolar Adesão

1ª -2017

2ª – 2019

Observação
Brazlândia CED Incra 08
Gama CED 08
CEM 02
CEM 03
CEMI
  • Participa do Programa de Educação Bilingue e Intercultural – Língua Alemã.
  • Integrado à Educação Profissional.
Guará CEM 01
Núcleo Bandeirante CEM Julia Kubitschek
Planaltina CEM 01
CED Pompílio Marques de Souza
CED Stella dos Cherubins Guimarães Trois Integrado à Educação Profissional
Plano Piloto CEMI do Cruzeiro Integrado à Educação Profissional
CED do Lago Participa do Programa de Educação Bilingue e Intercultural – Língua Inglesa
CED do Lago Norte Participa do Programa de Educação Bilingue e Intercultural – Língua Francesa
Recanto das Emas CEM 111
Sobradinho CEM 04
Taguatinga CEM 03 Participa do Programa de Educação Bilingue e Intercultural – Língua Espanhola
CEMEIT
CEMTN
CEMI Integrado à Educação Profissional

 

Recursos e resultados

 

A execução orçamentária e financeira do programa é realizada no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal com recursos federais, repassados pela Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, destinados a despesas de custeio e capital a serem utilizados exclusivamente para manutenção e desenvolvimento do ensino nas escolas participantes.

 

A Resolução n° 17/2020, estabelece os procedimentos para a transferência dos recursos. Essa verba suplementar possibilitou a manutenção sistemática das unidades de ensino, aquisição de diversos bens e realização de obras de melhoria da infraestrutura escolar.

 

Resultados

 

As unidades escolares de EMTI destacam-se no IDEB e pelos diversos projetos de sucesso realizados pelos estudantes, sendo vários deles premiados em olimpíadas e competições distritais e nacionais.

 

Documentos e legislação

 

Material Pedagógico

↳ Catálogo de Unidades Curriculares Flexíveis do EMTI (2024)

↳ Caderno de orientações pedagógicas – EMTI (2024)

Diretrizes Pedagógicas e Operacionais para a Educação em Tempo Integral (2018)

Orientações Pedagógicas para as Unidades Curriculares Flexíveis – EMTI (2024)

 

 

Portarias

↳ Portaria nº 2 2116/2019 – Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, em conformidade com a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.

↳ Portaria nº 727/2017 – atualizada pela Portaria nº 2.116/2019 – Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, em conformidade com a Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.

 

Lei distrital

↳ Lei distrital no 6.036/17 – estabeleceu o Programa Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) no âmbito do Distrito Federal como objetivo de apoiar os sistemas de ensino público na operacionalização de ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino médio, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, de forma a atender as metas 3, 6, 7 e 19 do Plano Nacional de Educação – PNE, Lei no 13.005/2014.

 

Dúvidas frequentes 

 

O EMTI ocorre em três dias da semana, de acordo com a organização de cada unidade escolar, no entanto, nos Centros de Ensino Médio Integrado (CEMIs), que possuem uma modulação diferenciada, o programa é realizado de segunda a sexta-feira, integrando o ensino acadêmico com a formação profissional. Essa estrutura permite aos estudantes dos CEMIs uma jornada educacional mais completa, combinando a educação regular com o desenvolvimento de competências práticas voltadas para o mercado de trabalho.

Sim, as unidades escolares que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) contam com diversas parcerias estratégicas com empresas e organizações. Entre os parceiros, destacam-se o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que apoiam na promoção de empreendedorismo e na capacitação profissional dos estudantes. Além disso, várias Embaixadas colaboram com a implementação do Programa Educação Bilíngue Intercultural (PEBI), que oferece ensino de idiomas estrangeiros em algumas unidades do EMTI. Atualmente, quatro escolas oferecem o PEBI em diferentes línguas: Inglês no CED Lago, Francês no CEDLAN, Espanhol no CEM 03 de Taguatinga, e Alemão no CEMI Gama. O PEBI em Japonês também está em fase de implementação no CED Incra 8. Essas parcerias ampliam as oportunidades educacionais dos estudantes, permitindo-lhes desenvolver habilidades linguísticas e culturais, além de fortalecerem sua preparação para o mercado globalizado.

Podem participar do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) todos os estudantes matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal, O EMTI é uma iniciativa voltada para estudantes do Ensino Médio, oferecendo uma jornada escolar ampliada com o objetivo de promover uma formação mais completa e integrada.

Sim, os estudantes podem ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em diferentes momentos ao longo da etapa do Ensino Médio, mesmo que não tenham iniciado o programa na 1ª série. O EMTI é um modelo flexível que acolhe estudantes em várias etapas de sua jornada educacional, permitindo que eles se beneficiem das oportunidades oferecidas independentemente do ano em que ingressam.

Sim, os projetos de Português e Matemática são obrigatórios no currículo do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), de acordo com a legislação vigente. Essa ênfase nessas duas áreas do conhecimento reflete a importância central dessas disciplinas na formação acadêmica e na preparação dos estudantes para os desafios educacionais e profissionais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes que destacam a necessidade de um sólido domínio da língua portuguesa e da matemática, tanto para o desenvolvimento das demais competências quanto para a cidadania plena. No contexto do EMTI, essas disciplinas são tratadas de forma integrada com outros componentes curriculares, utilizando metodologias ativas, projetos interdisciplinares e atividades práticas que tornem o aprendizado mais significativo. Essa abordagem permite que os estudantes desenvolvam competências linguísticas e matemáticas de maneira mais contextualizada e aplicada à vida real, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, da comunicação eficaz e da resolução de problemas. Aopriorizar o ensino de Português e de Matemática, o EMTI assegura que os alunos estejam bem preparados para os exames nacionais, como o ENEM, e para as exigências do mercado de trabalho, além de promover uma formação integral que vai além do conteúdo puramente acadêmico, englobando o desenvolvimento pessoal e social dos jovens.

As competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos através dos projetos, oficinas, laboratórios e demais atividades do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) capacitam os estudantes a enfrentar de maneira mais eficaz os desafios da vida adulta, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. A abordagem integral do EMTI propicia o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a resiliência, a comunicação eficaz e a empatia, além de competências técnicas e acadêmicas, como pensamento crítico, resolução de problemas, domínio de ferramentas tecnológicas e capacidade de trabalhar em equipe. A participação em projetos práticos e oficinas que integram diferentes áreas do conhecimento estimula a autonomia e o protagonismo, permitindo que eles se envolvam ativamente em seu processo de aprendizagem. Os laboratórios oferecem oportunidades para experimentar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, o que contribui para uma compreensão mais profunda e contextualizada dos conteúdos. Além disso, o envolvimento com atividades diversificadas e metodologias ativas de ensino prepara os estudantes para o mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento de competências que são altamente valorizadas, como criatividade, inovação e adaptabilidade. Ao se depararem com diferentes situações e desafios nas atividades do EMTI, os estudantes aprendem a lidar com adversidades, a trabalhar sob pressão e a tomar decisões informadas, o que se traduz em um melhor preparo para os desafios da vida adulta, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.

 

 

 

Governo do Distrito Federal