Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
12/06/24 às 13h29 - Atualizado em 12/06/24 às 13h33

Educadores participam de oficina de Liderança Contemporânea

Ação visava o aprimoramento de habilidades no contexto da educação integral

Tainá Morais, Ascom/SEEEDF

 

A ação é uma parceria entre a SEEDF e o Sebrae-DF que visa capacitar os educadores para se tornarem líderes mais eficazes e adaptáveis | Foto: Vinicius Gabriel, Ascom/SEEDF.

 

Fruto de uma parceria estratégica entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e o Serviço Brasileiro de Apoios às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), a oficina de Liderança Contemporânea para a Educação Integral foi realizada na última semana com a presença de 40 educadores da rede pública de escolas que oferecem ensino integral. O objetivo do evento era discutir e aprimorar as habilidades de liderança no contexto da educação integral.

 

Os organizadores do evento enfatizaram a importância da participação ativa dos educadores, destacando que a oficina foi projetada para ser altamente interativa, com atividades que promoveram discussões em grupo, análises de casos práticos e sessões de feedback personalizadas. O formador da oficina e consultor do Sebrae, João Solér, um especialista em liderança educacional, proporcionou um retorno individualizado a cada participante, com base nas respostas de um inventário preenchido e enviado previamente de forma confidencial.

 

O principal objetivo da oficina foi capacitar os educadores para se tornarem líderes mais eficazes e adaptáveis às demandas contemporâneas da educação integral. As sessões abordaram uma variedade de temas essenciais, incluindo liderança transformacional, gestão de conflitos, inovação pedagógica e estratégias para engajamento da comunidade escolar. O ambiente colaborativo permitiu que os participantes compartilhassem suas experiências e desafios, fortalecendo a rede de apoio entre os profissionais da educação.

 

Durante a oficina, Chase Stanley, coordenador do Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) Cruzeiro, ressaltou a importância do conteúdo abordado. “A oficina foi objetiva, direta, dinâmica e participativa, proporcionando uma compreensão clara sobre como devemos desenvolver o trabalho do módulo de tempo integral (MTI) na escola. Foi extremamente enriquecedora, focando nas práticas essenciais que realmente precisamos implementar”, disse o gestor.

 

Chase Stanley, coordenador do Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) Cruzeiro, participou da oficina e descreveu a experiência como valiosa | Foto: Vinicius Gabriel, Ascom/SEEDF.

 

Os educadores saíram do evento com novas perspectivas e ferramentas para aprimorar suas práticas de liderança, contribuindo para um ambiente educacional mais colaborativo e também inovador. A parceria com o Sebrae-DF foi de extrema importância para o desenvolvimento e realização da oficina, reforçando a importância de colaborações interinstitucionais na promoção de uma educação integral de qualidade.

 

A expectativa é que os conhecimentos adquiridos se reflitam positivamente no cotidiano das escolas, beneficiando diretamente os estudantes e a comunidade escolar como um todo.

Governo do Distrito Federal