Pouco mais de seis meses após a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a Secretaria de Educação contabilizou a criação de mais de 50.298 processos até o dia 23 de janeiro. O acesso ao SEI chegou a 100% na Secretaria de Educação e a adesão ao sistema gerou à pasta, até agora, uma economia de R$ 1,5 mil.
Outro fator importante é a questão ambiental. Com a medida, 9 mil árvores foram poupadas, o que significa a economia de uma resma de papel por processo. Também houve a diminuição do uso de impressões, tônneres, grampeadores e clipes, como ressalta o subsecretário de Modernização e Tecnologia, Marcelo Ataíde Neto. “O uso do SEI representa uma disruptura na maneira de trabalhar da Administração Pública, por se tratar de uma solução tecnológica que proporciona maior produtividade e transparência na gestão documental, racionalizando o uso de insumos, logística, recursos humanos e principalmente, o papel”.
Entre as 14 regionais de ensino, seis subsecretarias e gabinetes, 1.637 servidores, os chamados ‘multiplicadores de informação’, foram treinados para utilizar o sistema e capacitar os demais colegas das unidades para produzir, receber, assinar, editar, tramitar e armazenar documentos e processos de forma eletrônica. Tudo de maneira efetiva, contribuindo para maior agilidade na Secretaria.
O acesso às informações em tempo real otimiza o fluxo documental, aumenta a produtividade e a rapidez na tomada de decisão, além de dar transparência aos procedimentos.
Outro ponto positivo foi a redução no prazo de análise de aposentadoria dos professores, que caiu de seis, para dois meses. Na Secretaria, o SEI foi implantado em agosto e, em outubro, veio a conclusão da implementação obrigatória como sistema de protocolo. Os processos que chegam são digitalizados e disponibilizados no SEI, podendo ser acessados de forma simultânea pelos órgãos públicos e usuários devidamente cadastrados, mesmo que estejam distantes fisicamente do local de trabalho ou fora do Distrito Federal.
Em 20 meses de implementação do SEI no governo de Brasília, mais de 3 milhões de documentos eletrônicos e 835 mil processos já foram criados pelos 45 órgãos que tramitam documentos, em parte ou em 100% dos processos das unidades administrativas.
Nesta terça-feira (20), começa a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nas administrações regionais do Distrito Federal. Até junho, todas as 31 deverão ter adotado a ferramenta e o SEI estará em 90 órgãos, o que significará 100% dos servidores com acesso à ferramenta — 86% já a utilizam.
Matéria: Ingrid Soares, Ascom/SEEDF