A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) contempla cursos técnicos e cursos de qualificação profissional. São dezoito unidades escolares localizadas em 10 regiões administrativas.
A partir de 2022, com a implementação do Novo Ensino Médio na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, a oferta de EPT foi ampliada para atender estudantes de todas as unidades escolares de Ensino Médio, em todas as Coordenações Regionais de Ensino, por meio de parcerias externas com o SENAI, SENAC e CIEEE. A modalidade é atendida, ainda, pela oferta de cursos do Pronatec.
O objetivo da modalidade é fomentar ao estudante formação para o mundo do trabalho e para os desafios do mundo contemporâneo. Assim, o processo de ensino e aprendizagem explora as capacidades para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias, compreendendo as implicações delas decorrentes, bem como suas relações com o processo produtivo e com a sociedade, conforme preceitua os normativos legais e pedagógicos da EPT, tais como a Resolução nº 2/2023-CEDF e a Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021 e o Currículo em Movimento do Distrito Federal.
Os cursos ofertados atendem às disposições do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação (MEC), com cargas horárias mínimas de 800, 1.000 ou 1.200 horas, possuem validade nacional e são registrados junto ao Ministério da Educação (MEC), por meio do sistema de registro, divulgação de dados e de validação de diplomas de cursos de nível médio da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC/MEC).
Atualmente, os cursos podem ser realizados à distância ou presencialmente, a depender da forma de oferta de cada uma das unidades escolares de Educação Profissional e Tecnológica. Para mais informações, consulte a unidade escolar.
As formas de oferta dividem-se em subsequente ou articulada ao Ensino Médio, sendo esta integrada ou concomitante:
Subsequente | para quem já concluiu o Ensino Médio. |
Integrada ao Ensino Médio | formação ocorre em um mesmo currículo que integra a Base Nacional Curricular Comum e os componentes curriculares específicos do curso técnico ofertado, com matrícula única do estudante e, portanto, na mesma escola. São os casos do CEMI-Gama e do Cemi-do Cruzeiro, por exemplo. |
Concomitante ao Ensino Médio | formação ocorre com currículos integrados no conteúdo e articulados na forma, integrando a Base Nacional Curricular Comum e os componentes curriculares especíos do curso técnico ofertado, podendo acontecer na mesma unidade escolar ou em unidade diferente, sendo para isso necessário o estabelecimento de duas matrículas. |
As modalidades de oferta ocorrem ainda no formato presencial ou à distância:
Presencial | Educação a Distância – Ead | |
A organização curricular prevê a execução de todos os componentes curriculares e seus respectivos conteúdos por meio de aulas em que os estudantes e os docentes estão fisicamente no mesmo local e ao mesmo tempo, o que exige o cumprimento da carga horária prevista com definição de hora de início e final | A mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, em que os estudantes e docentes desenvolvem atividades educativas em lugares ou tempos diversos nacional no ensino de música. |
A rede conta também com o Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), que oferece cursos técnicos de nível médio, bem como formação inicial e continuada, sendo uma referência nacional no ensino de música.
⇅ Cursos Técnicos de Nível Médio ▼
CRE | Unidade | Plano de curso | |
Centro de Educação Profissional – Escola Técnica Deputado Juarezão
CEP-ETDJ |
Enfermagem | Parecer N° 22/2021 | Portaria N° 149/2021 | |
Informática | Parecer N° 21/2021 | Portaria N 150/2021 | ||
Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Ceilândia CEP-ETC | Administração | Parecer Nº 84/2009 | Portaria N° 210/2009 | |
Administração Integrado à EJA (EaD) | Parecer Nº 43/2020 | Portaria N °123/2020 | ||
Informática | Parecer Nº 84/2009 | Portaria N° 210/2009 | ||
Informática Integrado à EJA (EaD) | Parecer Nº 43/2020 | Portaria Nº123/2020 | ||
Logística | Parecer Nº 19/2016 | Portaria N° 46/2016 | ||
Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Gama
Cemi-Gama |
Informática Integrado ao Ensino Médio | Parecer N° 65/201 9 | Portaria N° 91/2019 | |
Programação de Jogos Digitais (EaD) | Parecer Nº 223/2016 |Portaria N° 457/2016 | ||
Centro de Educação Profissional – Escola Técnica do Guará Professora Teresa Ondina Maltese
CEP-ETG |
Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) (Adesão SEBRAE) | Parecer Nº 192/2022 | Portaria Nº 1041/2022 | |
Computação Gráfica | Parecer Nº 124/2018 | Portaria N° 213/2018 | ||
Computação Gráfica | Parecer Nº 152/2022 | Portaria Nº 963/2022 | ||
Enfermagem | Parecer Nº 184/2018 | Portaria N° 340/2018 | ||
Finanças | Parecer N° 102/2017 | Portaria N° 239/2017 | ||
Nutrição e Dietética | Parecer Nº 257/2023 | Portaria Nº 657/2023 | ||
Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Planaltina
CEP-ETP |
Análises Clínicas | Parecer Nº 169/2019 | Portaria N° 264/2019 | |
Controle Ambiental (EaD) | Parecer Nº 72/2020 | Portaria N° 264/2020 | ||
Enfermagem | Parecer Nº 255/2017 | Portaria N° 569/2017 | ||
Informática | Parecer N’ 157/2019 | Portaria N° 249/2019 | ||
Nutrição e Dietética | Parecer N° 168/2019 | Portaria N° 263/2019 | ||
Registros e Informações em Saúde (EaD) | Parecer Nº 222/2016 | Portaria N° 456/2016 | ||
Saúde Bucal | Parecer Nº 83/2020 | Portaria N° 280/2020 | ||
Secretaria Escolar (EaD) | Parecer Nº 222/2016 | Portaria N° 456/2016 | ||
Segurança do Trabalho | Parecer Nº 89/2014 | Portaria N° 114/2014 | ||
Tradução e Interpretação de Libras | Parecer N° 34_2022 | Portaria N° 299/2014 | ||
Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois
CED Stella dos Cherubins |
Informática para internet Integrado ao Ensino Médio | Parecer Nº 72/2018 | Portaria N° 125/2018 | |
Manutenção e Suporte em Informática | Parecer N° 51/2020 | Portaria N° 151/2020 | ||
Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional a Distância de Brasília
Cejaep |
Biblioteconomia (EaD) | Parecer Nº 30/2021 | Portaria N° 166/2021 | |
Secretaria Escolar (EaD) (adesão CEP-ETP) | Parecer S/N | ||
Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília
CEP-EMB |
Canto | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | |
Canto Erudito | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Canto Popular | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Documentação Musical | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Acordeom | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Alaúde | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Bandolim | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Bateria | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Bombardino | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Clarineta | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Contrabaixo | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Contrabaixo Acústico | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Contrabaixo Elétrico | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Cravo | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Fagote | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Flauta Doce | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Flauta Transversal | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Flauta Traverso Barroco | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Gaita Cromática | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Guitarra | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Harpa | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Oboé | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Percussão | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Percussão Sinfônica | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Piano Erudito | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Piano Popular | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Saxofone | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Trombone | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Trompete | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Tuba | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Viola | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Viola Caipira | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Viola de Gamba | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Violão Erudito | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Violão Popular | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Violino | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Instrumento Musical – Violoncelo | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Processos Fonográficos | Parecer Nº 198/2018 | Portaria N° 377/2018 | ||
Regência | Parecer Nº 188/2018 | Portaria N° 357/2018 | ||
Centro de Ensino Médio Integrado do Cruzeiro
Cemi-Cruzeiro |
Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio | Parecer Nº 174/2015 | Portaria N° 199/2015 | |
Centro Educacional 2 do Cruzeiro
CED 2 do Cruzeiro |
Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) (adesão Sebrae) | Parecer Nº 52/2022 | Portaria Nº 339/2022 | |
Serviços Públicos Integrado à EJA | Parecer Nº 50/2016 | Portaria N° 82/2016 | ||
Centro Educacional 104 do Recanto das Emas
CED 104 do Recanto das Emas |
Administração – Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) (adesão SEBRAE) | Parecer Nº 191/2022 | Portaria N° 1042/2022 | |
Centro Educacional 308 do Recanto das Emas
CED 308 do Recanto das Emas |
Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (Adesão SEBRAE) |
Parecer Nº 228/2022 | Portaria Nº 1192/2022 | |
Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Santa Maria
CEP-ETSM |
Administração (Adesão SEBRAE) | Parecer Nº 258/2023 | Portaria Nº 656/2023 | |
Desenvolvimento de Sistemas | Parecer Nº 26/2024 | Portaria Nº 200/2024 | ||
Marketing (Adesão SEBRAE) | Parecer Nº 278/2023 | Portaria Nº 819/2023 | ||
Radiologia | Parecer Nº 10/2024 | Portaria Nº 1.032/2024 | ||
Rede de Computadores | Parecer Nº 26/2024 | Portaria Nº 200/2024 | ||
Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Brasília
CEP-ETB |
Eletrônica | Parecer Nº 36/2019 | Portaria Nº 66/2019 | |
Eletrotécnica | Parecer Nº 37/2019 | Portaria Nº 67/2019 | ||
Informática | Parecer Nº 39/2019 | Portaria Nº 68/2019 | ||
Telecomunicações | Parecer Nº 38/2019 | Portaria Nº 53/2019 | ||
Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional de Taguatinga
Cemi-Taguatinga |
Técnico Computação Gráfica Integrado ao Ensino Médio | Parecer Nº 07/2022 | Portaria Nº 92/2022 |
⇅ Cursos de Qualificação Profissional ▼
⇅ Cursos de Especialização ▼
Plano de Curso | Unidades Escolares |
---|---|
Especialização Técnica de Nível Médio em Instrumentação Cirúrgica | CEP-ETP |
Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem em Urgência e Emergência | CEP-ETP |
Aprovados pelo Conselho de Educação do Distrito Federal
⇅ Cursos técnicos de Nível Médio ▼
Em atualização
⇅ Cursos Técnicos de Nível Médio – Mediotec ▼
Em atualização
⇅ Cursos de Qualificação Profissional ▼
⇅ Cursos de Qualificação Profissional – Programa Mulheres Mil ▼
⇅ Cursos Técnicos de Nível Médio ▼
⇅ Cursos de Qualificação Profissional ▼
“O objetivo do Pronatec é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica por meio de ações de assistência técnica e financeira.”
Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) executa o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011, com a finalidade de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.
O programa representa um esforço de oferta de cursos gratuitos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com fomento por meio da bolsa-formação, voltados prioritariamente para os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA), trabalhadores, beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda, estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública e estudantes em privação de liberdade, pelo Programa Mulheres Mil.
Ao longo dos últimos 10 anos dessa parceria, a SEEDF qualificou mais de 50 mil estudantes, assegurando a oferta de cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional por meio dos seguintes programas:
► FIC EJA
► IFTP – Itinerário da Formação Técnica e Profissional
► Jovem FIC
► Mediotec
► Profuncionário
► Programa Mulheres Mil
► Progredir
► Pronatec Prisional
► Qualifica Mais
► Sistema Socioeducativo
⇅ Legislação ▼
► Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011, que institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
► Portaria MEC nº 1.042, de 21 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a oferta da Bolsa-Formação no âmbito do Pronatec.