Atendimento em 200 escolas para 33 mil estudantes
Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF
Participar de todo o processo: plantio, cultivo, colheita e interconexão de conteúdos didáticos trabalhados em sala de aula, além da produção de receitas saudáveis. A horta é um dos projetos da Educação em Tempo Integral com os estudantes da Escola Classe 15 de Ceilândia. Na rede pública, há 200 escolas e 33 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio que ficam nas unidades escolares com atividades durante o dia todo.
A Educação em Tempo Integral tem como pressuposto oferecer ampliação das possibilidades no ambiente escolar. As crianças e adolescentes ficam nas unidades que oferecem essa opção no período matutino e vespertino. Além das aulas regulares, há ações educativas voltadas à inovação, à tecnologia e à sustentabilidade.
Eloise Lemos, 11 anos, e Gabriel Gonçalves, 10 anos, estavam com os olhinhos brilhando ao segurar as acerolas e alfaces colhidos fresquinhos para fazer as receitas do dia: suco de frutas, cookies e sanduíche natural.
“Nós aprendemos muitas coisas na escola, como usar ervas, frutas, conteúdos de ciências na prática e como fazer combinações gostosas dos alimentos também”, contou Eloise, que cursa o 5º ano do ensino fundamental na Escola Classe (EC) 15 de Ceilândia.
“Eu tenho alimentação mais saudável aqui na escola do que na minha casa porque acabo participando de alguns momentos e resolvo provar os alimentos. Eu gosto de ficar o dia todo na escola”, completou o colega Gabriel.
Além do projeto da horta, a unidade tem outras ações ligadas à sustentabilidade, informática, leitura, desenvolvimento social e pessoal com atividades temáticas trabalhadas ao longo do ano.
A proposta desenvolvida na EC 15 de Ceilândia é realizada nas demais unidades que ofertam a Educação em Tempo Integral na rede pública com intuito de estimular as várias habilidades dos estudantes e interligar conhecimentos.
“A Educação em Tempo Integral dá mais oportunidade e tempo de desenvolvermos, de forma lúdica, os conhecimentos de sala da aula. Em uma receita mesmo, trabalhamos a pirâmide dos alimentos, aproveitamento de alimentos, operações matemáticas e hábitos saudáveis”, destacou Cássia Winne, professora da EC 15.
Desenvolvimento global do estudante
A Educação em Tempo Integral também visa melhorar os rendimentos em Matemática e Língua Portuguesa, bem como diminuir a evasão e o abandono escolar.
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Os estudantes têm acompanhamento pedagógico e fazem as refeições nas escolas no período em que permanecem no local.
Para os adolescentes do ensino médio, há várias ações ligadas ao projeto de vida, ao mundo do trabalho e aos eixos estruturantes do Novo Ensino Médio, tais como criatividade, iniciação científica e empreendedorismo.