A delegação do DF terá 361 participantes, dentre atletas e comissão
Da Redação Ascom/SEEDF
Saiu hoje (16) no Diário Oficial do DF a convocação da delegação que vai representar o DF nos Jogos Escolares Brasileiros de 2024 (JEB’s) e nos Jogos Escolares da Juventude. As duas competições vão reunir 361 participantes.
A realização das duas competições é fundamental para a comunidade escolar, não somente pelo cumprimento da legislação vigente quanto à oferta de atendimento pedagógico a esse público, mas também pelo fato de ações dessa natureza tornarem-se instrumentos de incentivos à permanência dos estudantes nas escolas, contribuindo para a redução da evasão escolar.
Ao todo, a delegação dos Jogos Escolares Brasileiros é composta de 245 participantes, dentre comissão técnica e atletas, que representará o DF em 18 modalidades: judô, wrestling, para atletismo, atletismo, ginástica rítmica, tênis de mesa, handebol, vôlei de praia,voleibol, karatê , taekwondo , xadrez, badminton, basquete,futsal,ciclismo ,ginástica artística e natação.
Os jogos escolares brasileiros compreende a participação de atletas com idades entre 12 a 14 anos selecionados nos Jogos Escolares do Distrito federal (JEDF), que é organizado pela SEEDF. O JEDF funciona como a seletiva distrital para a competição nacional.
Na mesma edição do DODF, ocorreu a convocação da delegação que vai representar o DF na competição. A delegação distrital para os Jogos da Juventude contará com 116 membros, dentre atletas e comissão técnica.
Os jogos vão ocorrer no período de 12 a 29 de novembro de 2024, na cidade de João Pessoa, Paraíba, com atletas na faixa etária de 15 a 17 anos.
Para os Jogos da Juventude de 2024, o DF contará com participação nas seguintes modalidades: badminton, ciclismo, ginástica, rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, ginástica artística, triathlon, wrestling, natação, natação / águas abertas, vôlei de praia, basquete, handebol e vôlei.”
Leia também
A Diretora da Diretoria de Modalidades Especiais comenta a expressiva participação dos atletas da rede nas competições: “O Distrito Federal apresenta um diferencial de participação de estudantes em todo o processo de execução dos Jogos Escolares. Este ano de 2024, ampliaram-se em 40% as inscrições nas modalidades individuais. Nesse sentido, o Distrito Federal consegue participar das competições nacionais em todas as modalidades, com exceção da esgrima, tendo sempre a completude de dirigentes, técnicos e atletas previstos nos regulamentos do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira do Desporto Escolar.
A diretora destaca, ainda, que “temos estruturas e programas de incentivo à prática esportiva, primando pelo acesso amplo de estudantes ao esporte, tanto da rede pública como privada de ensino, evidenciando a importância da atividade desportiva para a qualidade de vida, construção da cidadania, desenvolvimento de valores e habilidades sociais essenciais para uma vida em sociedade, livre de preconceitos e para uma cultura de paz.”