Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
25/11/24 às 11h36 - Atualizado em 25/11/24 às 16h20

DF inicia a 3ª fase dos Jogos da Juventude com prata na marcha atlética

Os atletas do vôlei também entraram em quadra na terceira e última etapa da competição, que se encerra na quinta-feira (28)

Por Maria Eduarda Cardim, Ascom/SEEDF e Tainá Morais, Secex/SEEDF

 

Mychelle Rodrigues (de azul) conquistou o segundo lugar do pódio da prova feminina de marcha atlética 3 km |Foto: Alexandre Loureiro/COB.

 

O Distrito Federal começou com o pé direito a terceira e última fase dos Jogos da Juventude 2024, em João Pessoa, neste domingo (24). Logo no primeiro dia de provas do atletismo, Mychelle Rodrigues, 15 anos, estudante do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Paranoá, conquistou a medalha de prata na marcha atlética. A delegação brasiliense também entrou em quadra com os times de handebol e vôlei na competição, que segue até quinta-feira (28).

 

Sob o olhar do brasiliense e medalhista olímpico na marcha atlética, Caio Bonfim, Mychelle conquistou o segundo lugar do pódio da prova feminina de marcha atlética 3 km e ficou atrás apenas da dona da casa Vitoria Araújo, da Paraíba. A medalha de bronze ficou com o Espírito Santo.

 

A conquista da prata por Mychelle Rodrigues na marcha atlética reforça o potencial do atletismo do DF. A jovem atleta, que começou no atletismo aos 6 anos, celebrou o resultado. “Foi uma prova bem complicada porque estava sol e muito quente, mas o treinamento do professor Gilvan me ajudou bastante. A gente fez um treinamento específico no sol, porque a gente já sabia o que nos esperava”, contou.

 

O plano agora é trabalhar mais para o ano que vem para ser campeã. Caio Bonfim elogiou as três melhores da prova. “As três meninas são excelentes tecnicamente e são velozes, fiquei encantado. É uma prova curta e vai predominar quem é veloz. E na marcha, como todas as outras provas, o veloz, vence”.

 

Mychelle e o treinador Gilvan Ferreira celebraram a conquista após os treinos feitos em Brasília | Foto: Divulgação.

 

Marcelo Magalhães, chefe da delegação do DF, destacou a confiança no desempenho dos atletas. “Eles vêm se dedicando muito, e acredito que fecharemos esta edição dos Jogos com resultados ainda mais expressivos”, projetou. Com a prata conquistada no domingo, o Distrito Federal está no 18º lugar no quadro de medalhas, com nove medalhas.

Outras modalidades

 

O time feminino de vôlei estreou com vitória sobre Roraima por 2 sets a 0 | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

As atividades do domingo (24) foram intensas e realizadas em diferentes locais. A Vila Olímpica Parahyba recebeu as provas de atletismo e as partidas de vôlei feminino, enquanto o Centro de Convenções foi palco do handebol masculino e da esgrima, única modalidade que o DF não trouxe representantes. Já o Ginásio Ronaldão sediou os jogos de handebol feminino, e o Sesc foi o espaço das partidas de vôlei masculino.

 

No primeiro dia da terceira etapa dos Jogos, os resultados foram em sua maioria positivos. No handebol, os dois times começaram bem e venceram as partidas de estreia. O time feminino de vôlei também estreou com vitória sobre Roraima por 2 sets a 0, demonstrando entrosamento e foco. Já a equipe masculina enfrentou o Paraná, mas acabou superada pelo mesmo placar.

 

Brenno Antunes, aluno do CEM 01 do Gama, participa pela primeira vez dos Jogos da Juventude | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Para o central Brenno Antunes, 17 anos, aluno do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Gama, a participação nos Jogos da Juventude 2024 tem sido incrível. “É uma oportunidade muito boa para ser visto e continuar evoluindo dentro do meu esporte”, disse. O atleta joga desde os 15 anos e o interesse pelo vôlei começou dentro do Centro Olímpico do Gama.

Formação das equipes

 

Brenno é o único estudante da rede pública de ensino do time do DF. O atleta jogou os Jogos Escolares do DF pelo CEM 01 do Gama, passou para a fase distrital, e apesar de ter perdido nas quartas de final, foi um dos selecionados para integrar a seleção do DF.

 

O processo de formação das equipes é criterioso. Técnicos e atletas passam por etapas como apresentação de plano de trabalho, entrevistas e avaliações, garantindo um nível elevado de preparação. O técnico da equipe feminina de vôlei do DF, Renato de Oliveira, do Colégio Militar Dom Pedro II, destacou o compromisso das atletas. “Elas têm mostrado muita determinação e disciplina. Estamos prontos para dar o nosso melhor.

 

Atletismo e voleibol nos Jogos da Juventude 2024

 

Acompanhe as notícias da participação da delegação do DF nos Jogos da Juventude 2024

2ª fase: bronze na ginástica e basquete mantido na 1ª divisão marcam desempenho

 

Ginástica se despede dos Jogos com medalha de aluno da rede pública

 

⬤ Mulheres no comando: técnicas quebram barreiras no basquete dos Jogos da Juventude 

 

Ginástica artística: atletas que treinam no CEM Setor Leste disputarão finais por aparelhos

 

 ⬤ Distrito Federal estreia no triatlo nos Jogos da Juventude com aluna da rede pública

 

 ⬤ Em 10º lugar, DF encerra primeira fase dos Jogos da Juventude 2024 com nove medalhas

 

 ⬤ Equipe de ciclismo do DF é comandada por técnico da seleção paralímpica do Brasil

 

 ⬤ DF conquista quatro medalhas no judô e taekwondo no 1º dia dos Jogos da Juventude

 

 ⬤ Distrito Federal conquista primeira medalha de bronze nos Jogos da Juventude 2024

 

 ⬤ Com 6ª maior delegação, DF participa da abertura dos Jogos da Juventude 2024

 

 ⬤ Estudantes do DF desembarcam em João Pessoa para os Jogos da Juventude 2024

 

Governo do Distrito Federal