Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/09/23 às 9h35 - Atualizado em 6/09/23 às 10h00

DF encerra primeira etapa dos Jogos da Juventude com 14 medalhas

Atletas subiram no pódio em quatro das seis modalidades olímpicas disputadas

Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

 

Até o momento, o DF está na sexta colocação do ranking geral dos Jogos da Juventude | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

 

Começa nesta quarta-feira (6) a segunda fase dos Jogos da Juventude 2023, que acontecem até 16 de setembro em Ribeirão Preto (SP). Até o momento, a delegação do DF, composta por 155 atletas, está na sexta colocação do ranking geral. A primeira das três etapas dos Jogos foi finalizada nesta segunda-feira (4) e os atletas brasilienses subiram no pódio em quatro das seis modalidades olímpicas disputadas.

 

O atletismo conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. A ginástica rítmica levou duas medalhas de prata e uma de bronze. O taekwondo subiu ao lugar mais alto do pódio uma vez e também conquistou uma medalha de prata. Já o wrestling tem duas medalhas de bronze. O resultado até agora garantiu a sexta colocação ao DF no ranking geral.

 

No decorrer dos primeiros quatro dias de competição, os jovens, que foram convocados para representar o DF graças aos respectivos desempenhos nos Jogos Escolares, buscaram os melhores resultados para garantir um lugar no pódio.

 

A estudante da rede pública de ensino do DF Marina Marques Ferreira disputou a prova da marcha atlética nos Jogos da Juventude de 2023 | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

O encerramento da primeira fase foi marcado pela mistura de emoções dos estudantes, que se dividiram entre a alegria, de terem participado de um momento histórico, e a tristeza, sentida após o término das disputas. No entanto, um sentimento unânime sentido pelos jovens competidores foi o desejo de participar novamente da competição em 2024.

 

Para a estudante do Centro Educacional (CED) Darcy Ribeiro e atleta do atletismo, Marina Marques Ferreira, 17 anos, o sentimento que marcou a competição foi a alegria. “Foi uma experiência duplamente incrível por ser minha primeira vez e porque foi o primeiro ano que a prova da marcha atlética foi incluída nos Jogos da Juventude. Viajar e poder interagir e viver este momento com outros atletas foi incrível”, disse antes de embarcar de volta para Brasília.

 

Segunda fase

 

Nova leva de atletas do DF chegou, nesta terça (5), para disputar segunda fase dos Jogos da Juventude 2023 | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

 

A segunda fase da competição, que começa nesta quarta-feira (6), será marcada pela disputa de outras cinco modalidades: ginástica artística, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei.

 

Esse ano, as expectativas de premiações são ainda maiores, não só pelo talento dos atletas do DF, mas porque foi a primeira vez que a Secretaria de Educação do DF selecionou a equipe de técnicos para acompanhar os atletas por meio de um edital que determinava a necessidade da apresentação de um plano de trabalho.

 

O objetivo era identificar quais os professores de educação física dentro da rede de ensino que mais entendiam das modalidades, e também estivessem preparados para participar de todos os cenários adversos que as competições apresentam.

 

O dirigente da delegação do DF, professor lotado na Gerência de Desportos e idealizador do plano de trabalho, Marcelo Magalhães, expressa a importância dessa seleção. “O objetivo é fazer com que os técnicos consigam transformar um conjunto de atletas em uma equipe que trabalhe junto. Queremos que todos nossos atletas tenham a oportunidade de aprender, se desenvolver e brilhar”, disse.

 

1ª fase dos Jogos da Juventude 2023

 

Governo do Distrito Federal