Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/11/24 às 18h38 - Atualizado em 30/11/24 às 18h50

DF encerra as Paralimpíadas com ouro no atletismo, natação, badminton e bocha

O evento, que aconteceu de 26 a 29 de novembro, reuniu mais de 2 mil crianças e jovens atletas com deficiência

Por Livia Barros, Ascom/SEEDF

 

Equipe paralímpica do DF de Parabadminton inteira conquista medalha. Foto: Fernanda Feitoza, Ascom/ SEEDF.

 

O Distrito Federal encerrou sua participação nas Paralimpíadas Escolares 2024 com grandes conquistas, ao se destacar no atletismo, natação, badminton e bocha, além de resultados significativos em outras modalidades. O evento, que aconteceu de 26 a 29 de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo, reuniu mais de 2 mil jovens atletas com deficiência de todo o Brasil, com idades entre 11 e 17 anos.

 

No terceiro dia de competições, a equipe de Parabadminton conquistou 5 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze. Um dos destaques foi Kaique Sousa, de 12 anos, estudante do Centro de Ensino Fundamental 03 da Estrutural, que comemorou sua primeira medalha na competição. “É a primeira vez que venho competir e estou saindo com uma medalha de prata. Estou muito feliz!”, celebrou o jovem atleta.

 

Kaique Sousa, 12 anos, atleta de parabadminton, conquistou medalha de prata. Foto: Fernanda Feitoza, Ascom/ SEEDF.

 

Na Bocha, o DF alcançou o segundo lugar geral no ranking, com 3 medalhas de ouro e 2 de bronze, enquanto no Goalball a equipe garantiu a prata. A técnica Carol Lima ressaltou o esforço dos jogadores, mesmo diante de desafios. “Infelizmente não conseguimos o tão sonhado ouro, mas tudo serve de aprendizado e crescimento. Jogamos com muita garra até o fim, e estou muito orgulhosa pelo trabalho, empenho e união de todos.

 

Equipe de Goalball e sua técnica Carol Lima. Foto: Fernanda Feitoza, Ascom/ SEEDF.

 

A equipe de basquete também deu um exemplo de superação, formada na última hora com atletas que competiam em outras modalidades. Eduardo Lucas, de 17 anos, aluno do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, foi destaque ao conquistar o título de “Cestinha da Competição” como maior pontuador. “Eu gostei muito da experiência, todo mundo muito prestativo e unido”, comentou Eduardo.

 

Além do ouro

 

Outras modalidades também renderam medalhas ao DF. No Tênis de Mesa, foram 2 pratas e 2 bronzes individuais, além de 1 prata e 3 bronzes em equipe. No Tênis em Cadeira, a dupla do DF conquistou o bronze. Já o Atletismo e a Natação encerraram o dia com desempenhos impressionantes, contribuindo para o saldo positivo da delegação, que demonstrou determinação e espírito esportivo ao longo de toda a competição.

 

Eduardo Lucas, 17anos, atleta de basquete, conquistou o título de “Cestinha da Competição”. Foto: Fernanda Feitoza, Ascom/ SEEDF.

 

As Paralimpíadas Escolares, consideradas o maior evento esportivo do mundo para crianças e jovens com deficiência, são um espaço de inclusão, superação e celebração do talento esportivo, e o Distrito Federal se destacou como uma das delegações mais fortes desta edição.

 

 

Governo do Distrito Federal