Profissionais vão reforçar o quadro das escolas públicas já na semana que vem
Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
O curso de formação da carreira assistência à educação para os novos servidores empossados em agosto terminou nesta sexta-feira (1º). Cerca de 350 pessoas nomeadas para os cargos de apoio administrativo, monitor de gestão e secretário escolar participaram do curso e vão reforçar o quadro das escolas públicas na semana que vem.
A cerimônia de encerramento ocorreu na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape). A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e do secretário executivo da Pasta, Isaías Aparecido da Silva, participaram do encerramento.
“Não se faz educação pública de qualidade sem a presença dos profissionais da carreira magistério e assistência à educação, pois uma depende da outra para trazer um ensino baseado em qualidade e respeito. Por isso, quero desejar boa sorte a todos e que possamos exercer o compromisso pleno com respeito à dignidade aos nossos estudantes”, destacou Hélvia Paranaguá.
A subsecretária substituta da Eape, Maria Cristina Carvalho, destacou a importância do curso para os novos servidores. “Estamos felizes por mais uma vez poder celebrar um momento tão importante para a Secretaria de Educação. A Eape é uma escola de aperfeiçoamento e temos a certeza que esses dias foram de suma importância de aprendizagem para cada um deles, e que esse aprendizado será compartilhado dentro das salas de aula ou nos demais postos de trabalho onde eles irão atuar”, disse.
Na próxima segunda-feira (04), todos os servidores se reúnem novamente, na Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto, para encaminhamento para o local de exercício. Eles estarão em seus locais de exercício a partir de terça feira.
O monitor é um analista de gestão educacional, servidor público concursado, que tem suas atribuições descritas na Portaria Conjunta nº 28, de 2016. Entre outras atividades, a função desses profissionais é executar, sob orientação de equipe escolar, atividades de estímulo, cuidado e higiene dos alunos com necessidades educacionais especiais, incluindo aqueles diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Apoios administrativos são profissionais que executam serviços referentes a pesquisa e planejamento, recursos humanos, finanças, orçamento, patrimônio, material, transporte, arquivo e etc. Já os secretários escolares são profissionais que devem executar atividades referentes à organização, sistematização, registro e documentação escolar para viabilizar o funcionamento administrativo das escolas, garantindo a legalidade e validade dos seus atos. Ao secretário escolar também cabe participar de programas de desenvolvimento que envolvam a área de atuação.