Filhos de servidores da SEEDF foram premiados na edição deste ano
João Pedro Eliseu, ascom/SEEDF
A cerimônia de premiação do Concurso de Desenho 2024 aconteceu na última terça-feira, 29 de outubro, no Auditório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Com o tema “Cuidar do meio ambiente também é coisa de criança”, o concurso, promovido pela Secretaria de Economia (Seec) por meio da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), teve como público-alvo crianças de 5 a 12 anos, divididas em quatro categorias por faixa etária. Filhos de servidores públicos puderam expressar sua criatividade e explorar a importância do cuidado ambiental trazendo imagens e sentimentos da sua realidade.
O concurso destacou a importância de aliar arte e conscientização ambiental desde cedo, incentivando o desenvolvimento da empatia e do senso de responsabilidade ecológica entre as novas gerações. Ao direcionar a atenção das crianças para o tema ambiental, a iniciativa procurou envolvê-las na ideia de preservação ambiental e motivar atitudes sustentáveis que podem se tornar hábitos positivos para o meio ambiente no decorrer do desenvolvimento das crianças.
Como agentes fundamentais para a construção de um futuro sustentável, as crianças são capazes de influenciar suas famílias e inspirar mudanças significativas. Ao estimular o contato com temas ambientais de forma lúdica e criativa, o concurso amplia o papel das crianças como protagonistas na preservação do planeta.
Entre os premiados, estavam estudantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal, que demonstraram um profundo entendimento dos desafios ambientais. Seus desenhos, além de celebrar a criatividade, refletem a esperança e o compromisso com um futuro mais verde, reforçando o papel transformador da educação ambiental. A Estudante Emanuele Fonseca dos Santos, filha de servidora da SEEDF, foi vice-campeã da edição na categoria de 11 e 12 anos de idade. “Foi muito bom e divertido participar do concurso porque amo desenhar e estou muito feliz de ter sido uma das vencedoras“, destaca a estudante.