Biblioteca Valéria Jardim promoveu atividades durante toda a semana
Jacqueline Pontevedra, CRE Taguatinga
Durante as férias escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal, 35 estudantes da Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga participam da 1ª edição da Colônia de Férias Lendo e Criando, realizada na Biblioteca Escolar Comunitária Valéria Jardim, que fica no Centro Educacional 2 de Taguatinga Sul. As atividades começaram na última segunda-feira (29) e foram encerradas nesta sexta-feira (2).
Durante os cinco dias, a garotada participou de uma programação variada que incluiu contação de histórias, produção de livros, realização de brincadeiras, ilustrações, oficina de personagens, tarde de autógrafos e outras atividades ao ar livre. O último dia foi marcado pela recreação com brinquedo inflável e cama elástica.
Leia também
De acordo com a professora e coordenadora, Sandra Barros, a colônia de férias foi focada na literatura. “Ela teve por objetivo proporcionar momentos de leitura, contação de histórias e a realização de atividades lúdicas para melhorar a socialização, fomentar a aprendizagem, despertar a criatividade e estimular a imaginação”, destacou.
A pequena estudante da Escola Classe 17 de Taguatinga, Isadora Faria, de 7 anos, estava contando os dias para participar da colônia de férias. “Desde pequeninha eu gosto de ler e foi muito legal participar. Eu ouvir muitas histórias e participei de brincadeiras”, disse a menina.
A mãe de Isadora, Samara Barbosa, acompanhou a filha na abertura do evento e considera enriquecedor encontrar, neste mês de férias escolares, um evento cultural, ligado à leitura. “O mais interessante é que foi Isadora quem descobriu a biblioteca e que fez a inscrição para a colônia de férias”, contou.
A coordenadora das políticas do livro, da leitura e biblioteca da CRE Taguatinga, Cíntia Cançado, avaliou como excelente a realização da 1ª Colônia de Férias Lendo e Criando. “O encontro reuniu estudantes da rede pública e comunidade com artistas locais e a leitura foi a ferramenta utilizada para atrair os pequenos para diversos mundos e realidades, na qual produziram arte, livros e momentos de pura alegria e descontração”, enfatizou.