Circuito de Ciências

13º Circuito de Ciências das escolas públicas do DF • 2024

Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais

REGULAMENTO

Leitura obrigatória

O Circuito de Ciências busca incentivar nos estudantes o interesse pelas Ciências, por meio de projetos criativos e inovadores, em ambientes que promovam a exploração científica e a aprendizagem ativa com atividades práticas, aplicando conceitos científicos em situações reais.

O evento é um espaço de aprendizado dinâmico que celebra a curiosidade e o potencial transformador da educação científica nas escolas públicas do Distrito Federal.

Etapas

Local   Será realizada nas unidades escolares, e selecionará os trabalhos científicos para participação na etapa regional
Inscrição   Não é necessário
Data   Previsto de abril a julho de 2024
Resultado   Definido pela escola
Local   Será realizada nas 14 CREs, em local a ser definido, e selecionará os trabalhos científicos para participação na etapa distrital.
Inscrição   Previsto de junho a agosto de 2024
Data   Previsto de agosto a setembro de 2024
Resultado   Via processo SEI, em até 2 dias úteis após o encerramento da etapa.
Recurso   Via processo SEI, por meio do preenchimento do Formulário, em até 2 dias úteis após a divulgação do resultado preliminar.
Resultado final   Via processo SEI, em até 2 dias úteis após o encerramento do período recursal.
Local   Será realizada em local a ser definido, contando com a participação de, no máximo, 188 Trabalhos Científicos classificados na etapa regional.
Inscrição   Automática
Data   Previsto para novembro de 2024
Resultado preliminar   Via processo SEI, em até 3 dias úteis após o encerramento da etapa.
Recurso   Via processo SEI, por meio do preenchimento do Formulário, em até 2 dias úteis após a divulgação do resultado preliminar.
Resultado final   Via processo SEI, em até 3 dias úteis após o encerramento do período recursal.

Em todas as categorias, as equipes serão compostas por:

Estudantes – de 2 a 5

Professor orientador – até 2

As categorias serão organizadas conforme as etapas e modalidades de ensino.

Categoria A  → Educação Infantil
Categoria B  → Ensino Fundamental — Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
Categoria C  → Ensino Fundamental — Anos Finais (6º ao 9º ano)
Categoria D*  → 1º Segmento da EJA
Categoria E*  → 2º Segmento da EJA
Categoria F*  → 3º Segmento da EJA e Ensino Médio Noturno
Categoria G  → Centro de Ensino Especial (CEE), EJA Interventiva, Sala de Recursos Generalista (SRG), Sala de Apoio à Aprendizagem (SAA) e Classe Especial (CE)
Categoria H  → Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)
Categoria I  → Ensino Médio Regular, tanto estudantes que cursam o Itinerário Formativo por área de conhecimento (IFAC) quantos os que cursam Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) na forma Concomitante Intercomplementar.
Categoria J  → Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e Educação Profissional e Tecnológica, nas formas: Concomitante, Subsequente e Integrada ao Ensino Médio ou à EJA

*As Categorias D, E e F contemplarão os estudantes em restrição e/ou privação de liberdade, que poderão participar em formato de Mostra Científica, por meio da exposição dos Trabalhos Científicos desenvolvidos nas unidades prisionais, sem caráter competitivo, e deverão ser apresentados presencialmente pelos(as) professores(as) — orientadores(as) durante a Etapa Distrital.

Trabalhos científicos

Os Trabalhos Científicos deverão conter três Materiais Produzidos:

Projeto de Pesquisa A construção do projeto deve seguir as Orientações para Elaboração do Projeto de Pesquisa.
Diário de Bordo Documento que reúne os registros de todas as informações, as dúvidas, os questionamentos, as ilustrações, os desenhos, os gráficos, os experimentos, os fichamentos, as imagens, os dados produzidos, os resultados obtidos, a cronologia dos experimentos realizados e qualquer outra informação relevante sobre a pesquisa.
Banner Objeto de análise pelos avaliadores e deverá estar disponível, no formato impresso, durante a exposição do Trabalho Científico e deve seguir as orientações para Elaboração do Banner.

img-responsiva Todos os itens serão avaliados conforme o — Formulário de Avaliação.

___INFORMAÇÕES_________________________

img-responsiva Todas as informações referentes às comissões julgadoras, avaliações, certificações e premiação estão detalhadas no regulamento.

img-responsiva Comissão Central gproj.subeb@se.df.gov.br