18/09/24 às 11h02 - Atualizado em 18/09/24 às 11h02

Centro de Ensino Médio do Setor Oeste inaugura Biblioteca Pagu Galvão

Novo espaço oferece estrutura de primeira linha com mesas interativas e cabines de estudo

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

Estudantes agora têm um ambiente mais confortável e com mais recursos à disposição para utilizar nos estudos | Foto: Victor Bandeira, Ascom/SEEDF.

Uma nova biblioteca com estrutura tecnológica servirá como motivação extra para os estudos dos alunos do Centro de Ensino Médio do Setor Oeste (Cemso) na reta final do ano letivo de 2024. O espaço, nomeado em homenagem à jornalista e artista brasileira Pagu Galvão, foi completamente reformado e agora proporciona estrutura de excelência para usufruto dos estudantes. A entrega do local foi feita na última semana.

O objetivo da reforma foi proporcionar uma estrutura de alta qualidade para os estudantes, que agora têm um ambiente mais confortável e com mais recursos à disposição para utilizar nos estudos. Com o foco em estudos coletivos, a biblioteca conta com duas cabines para quem procura um espaço mais silencioso para estudar, alguns pufes espalhados, baias para uso de computador, e até mesas digitais para diversas disciplinas, como geografia e biologia, nas quais é possível visualizar e interagir com o globo terrestre ou explorar a estrutura de uma molécula, por exemplo.

A biblioteca conta com duas cabines de isolamento acústico para estudos coletivos | Foto: Victor Bandeira, Ascom/SEEDF.

Optamos por manter o nome da biblioteca em homenagem à artista porque há uma identificação do Cemso com o modernismo. Nossa escola sempre foi irreverente e com muito zelo à liberdade e à literatura. Estar aqui é realizar um sonho de muitas gerações de gestores da escola e estamos muito felizes pela entrega deste espaço lindo” afirmou a diretora da escola, Edna Pereira Torres.

O Cemso, que já é referência em aprovações em vestibulares no Distrito Federal, agora contará com suporte de altíssimo nível, fundamental para estudantes no ensino médio que já estão com as atenções voltadas para a aprovação nas universidades e faculdades.

A obra foi viabilizada com a colaboração de diversos agentes como a deputada distrital Dayse Amarílio, que aportou recursos através de emenda parlamentar para a realização do projeto. “Gostaria de agradecer à Secretaria de Educação, que foi fundamental para a finalização desse projeto. Agradeço a todos que uniram forças para hoje estarmos realizando esse sonho coletivo. Poder estar aqui hoje participando dessa entrega é um privilégio”, frisou a deputada.

Equipamentos tecnológicos como mesas interativas complementam o equipamento da biblioteca | Foto: Victor Bandeira, Ascom/SEEDF.

Os estudantes também foram protagonistas na mobilização de esforços para a reforma da biblioteca. Nesse sentido, o Grêmio Estudantil do Cemso, identificou a necessidade da revitalização do espaço e articulou o diálogo com a escola para que o projeto fosse realizado.

Ter esse espaço é uma grande conquista e um avanço para a estrutura educacional da nossa escola. O Cemso agora é, além de uma escola de referência na qualidade do ensino, uma escola referência em estrutura de ensino, destacou o estudante e atual presidente do grêmio estudantil, Erick de Alcântara Araújo.