Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/11/24 às 13h37 - Atualizado em 13/11/24 às 13h37

CEF 03 de Planaltina inaugura “loja de vestuários” para estudantes 

Inaugurada nesta terça (12), a Lojinha dos Virtuosos é uma iniciativa do projeto NaMoral

Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Os estudantes do CEF 03 de Planaltina cortaram a fita de inauguração da Lojinha dos Virtuosos | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 03 de Planaltina inaugurou nesta terça-feira (12) a Lojinha dos Virtuosos, uma iniciativa idealizada por meio do projeto NaMoral, que tem como objetivo oferecer uma experiência única para os alunos que se destacaram ao longo do ano no desempenho escolar e na participação em missões éticas e cidadãs desenvolvidas pelo projeto. O evento contou com a presença de professores e representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) – órgão parceiro da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) no projeto NaMoral.

 

A lojinha é como uma coroação, uma premiação para os estudantes que se destacaram em todas as disciplinas, que tiveram bom desempenho e bom comportamento, assim como aqueles que se destacaram no NaMoral.

Iorrane Meneses, coordenadora pedagógica do projeto NaMoral

 

Na lojinha, os estudantes “compraram” itens doados pelo Instituto Riachuelo usando um “cheque” fictício. “A lojinha é como uma coroação, uma premiação para os estudantes que se destacaram em todas as disciplinas, que tiveram bom desempenho e bom comportamento, assim como aqueles que se destacaram no NaMoral. O aluno recebe um cheque, com um valor simbólico de até R$ 200, que reflete o mérito dele, e pode gastar de acordo com seu gosto”, detalhou a coordenadora pedagógica do projeto, Iorrane Meneses.

 

O aluno recebe um cheque fictício, com um valor simbólico de até R$ 200, que reflete o mérito dele, e pode gastar de acordo com seu gosto | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

O NaMoral promove um conjunto de missões e disciplinas que abordam temas como ética, cidadania e integridade. Neste ano, os alunos participaram de missões como a criação e escolha de um herói e atividades como o sarau literário e a Lojinha dos Virtuosos. Para os alunos, a experiência é gratificante. Ítalo Viana Santos, 16 anos, estudante do 9º ano A, ajudou na curadoria das roupas e orienta os colegas nas escolhas. “Eu adoro ajudar as pessoas, e meu sonho é ser bombeiro no futuro”, compartilhou.

 

O estudante Alexsandro Regis de Bezerra, de 17 anos, também aluno do 9º ano A, da sala de recursos, estava ansioso pela inauguração da loja e se emocionou com a experiência. “Amei participar do projeto, fiquei dias esperando a inauguração da loja e comprei uma jaqueta com o cheque que ganhei”, disse o estudante.

 

O estudante Alexsandro Regis de Bezerra, de 17 anos, também aluno do 9º ano A, da sala de recursos, estava ansioso pela inauguração da loja e se emocionou com a experiência | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

A diretora Rita Cirlene reforça a importância do projeto para a comunidade e de que forma ele contribui para as boas práticas entre os estudantes. “Hoje, com muito trabalho e dedicação, transformamos nossa escola em um verdadeiro paraíso; a estrutura está bem melhor. O NaMoral é transformador, muda vidas, o estilo de vida, o pensamento dos alunos, e os ajuda a enxergar um futuro diferente e melhor. É a mudança, é a transformação que tanto valorizamos”, contou a diretora do CEF 03.

 

A coordenadora pedagógica do NaMoral no MPDFT, Suliane Beatriz Rauber, explica que a iniciativa só é possível graças à parceria com as escolas. “Estamos hoje em mais de 60 escolas no DF, onde trabalhamos ao lado de professores para estimular experiências que fomentem esses princípios em uma perspectiva coletiva. Queremos formar cidadãos que não esperem que alguém faça algo por eles, mas que, com os recursos que têm, já comecem a transformar o ambiente ao seu redor”, finalizou.

 

 

Governo do Distrito Federal