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11/09/24 às 15h51 - Atualizado em 11/09/24 às 15h51

Banho de chuveiro no CEI 11 de Taguatinga promove diversão de estudantes com TEA

A ação trouxe uma abordagem lúdica e refrescante para o desenvolvimento das crianças

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

Na atividade, as crianças aprenderam a compartilhar espaços, respeitar o tempo e as necessidades dos outros colegas | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

Em meio ao calor e a baixa umidade que atinge o Distrito Federal nessa época do ano, as escolas de rede pública de ensino do DF pensam em estratégias para tornar o ambiente escolar mais agradável. Foi pensando nisso que o Centro de Educação Infantil (CEI) 11 de Taguatinga promoveu no início dessa semana uma atividade refrescante e divertida: um banho de chuveiro coletivo no pátio da escola. Além disso, foram distribuídos picolés de fruta para as crianças, proporcionando um momento de interação e lazer. A atividade foi destinada à alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

A iniciativa não foi apenas uma maneira de combater o calor, mas também uma atividade lúdica pensada para estimular a socialização entre as crianças. Durante o banho, os alunos tiveram a chance de explorar diferentes sensações, se divertir com os colegas e fortalecer os laços afetivos em um ambiente descontraído e acolhedor.

 

Para os professores, momentos como este são essenciais, pois oferecem novas formas de interação e ampliam o repertório de experiências dos alunos, promovendo o bem-estar físico e emocional. “Esses momentos de banho ajudam muito no desenvolvimento das crianças, é uma oportunidade para socializar de maneira leve e divertida“, ressaltou Bárbara Teixeira, professora do CEI 11.

 

Picolés de fruta foram oferecidos para refrescar e proporcionar um momento saboroso para as crianças | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

A água, que naturalmente traz uma sensação de relaxamento, também contribuiu para o desenvolvimento sensorial, tão importante no processo de aprendizagem de estudantes com TEA.

 

Além disso, o banho de chuveiro se mostrou uma ferramenta valiosa para trabalhar habilidades sociais e motoras. As crianças aprenderam a compartilhar espaços, respeitar o tempo e as necessidades dos outros, enquanto se movimentavam livremente sob a água.

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