Escola do Guará recebe visita do ministro de Educação, Camilo Santana, que provou a merenda servida aos alunos
Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF
Uma manhã diferenciada para os alunos da Escola Classe 05 do Guará. A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, recebeu, na unidade, os 28 semifinalistas do concurso Sabor de Escola, o ministro da Educação, Camilo Santana, a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, e a primeira dama do Brasil, Janja Lula da Silva.
Na ocasião, Hélvia Paranaguá apresentou os merendeiros semifinalistas do concurso Sabor de Escola às autoridades e destacou o papel da merenda escolar como um dos diferenciais da educação pública no DF. “A merenda escolar do DF desempenha um papel fundamental na promoção da saúde, do aprendizado e da igualdade de oportunidades para os alunos da rede pública de ensino, e seu impacto vai além do aspecto nutricional, influenciando positivamente diversos aspectos da vida escolar e cognitiva das crianças”, disse.
Leia também
Para a gestora da unidade, a diretora Zuleide Moura e Silva, é uma satisfação muito grande ter reconhecimento do trabalho desenvolvido na escola, em especial, no que tange à alimentação escolar.
“Prezamos por uma boa alimentação escolar, pois acreditamos que uma criança bem alimentada e bem nutrida aprende mais e melhor. Além disso, sabemos que a merenda escolar é a base da alimentação de muitas crianças carentes,” salientou.
Maria Clara, 9 anos, aluna do 4º ano, adora a galinhada servida na escola. “Hoje, deu para sentir o cheiro da galinhada sendo feita e é o meu prato favorito. E antes, eu não gostava de salada, agora eu como junto também”, completou a estudante.
Atualmente, 590 mil pratos são servidos todos os dias aos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. São receitas preparadas pelos 2.523 merendeiras e merendeiros contratados pela Secretaria de Educação do DF para trabalhar nas cozinhas das escolas da rede.
A merenda escolar do DF é composta por gêneros alimentícios, em sua maioria in natura ou minimamente processados, como arroz, feijão, queijo, manteiga, carnes, ovos, peixe, canjica, leite, bem como de frutas e verduras frescas que chegam todas as segundas diretamente das propriedades dos agricultores familiares que fornecem para o Programa de Alimentação Escolar do DF (PAE-DF).
Como forma de reconhecer o talento e papel fundamental que desempenha o merendeiro escolar do DF, a SEEDF promove, pelo segundo ano consecutivo, o concurso Sabor de Escola, que tem por objetivo eleger a melhor receita da alimentação escolar do DF.
Ao todo, 305 merendeiras e merendeiros se inscreveram na competição, quase o dobro de participantes do ano passado. A etapa regional já aconteceu nas 14 Coordenações Regionais de Ensino (CRE) e 28 profissionais foram selecionados para a próxima etapa do concurso, que ocorrerá neste mês de novembro.