Decisão foi anunciada pelo secretário de Educação, Leandro Cruz, após reunião com representantes das creches e dos professores
Por Málcia Afonso | Ascom/SEEDF
As atividades presenciais nas creches parceiras da Secretaria de Educação voltam no dia 28 de junho. A decisão foi anunciada pelo secretário de Educação, Leandro Cruz, após reunião com a participação do secretário executivo da pasta, Fábio Sousa, representantes do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep) e do Conselho de Entidades de Promoção e Assistência Social (Cepas), responsável pelas creches parceiras do poder público.
“A vacinação dos profissionais possibilita o retorno presencial. E a retomada é uma vitória para a educação e para os pais, mães e responsáveis que precisam de um lugar seguro para atender seus filhos enquanto trabalham, sem falar da importância dessa etapa para as crianças, que é a base de todo percurso educacional”, afirmou Leandro Cruz.
Fábio Sousa esclareceu sobre a dinâmica do retorno. “A primeira semana será dedicada à capacitação, na prática, dos profissionais que atuam nessas instituições sobre os protocolos de segurança contra a covid-19. Será um período para ambientação e preparação das medidas sanitárias, para receber todas as crianças, que carecem de uma atenção especial, por se tratar de um público totalmente dependente do profissional. Muitos ainda requerem colo, daí a importância dessa ambientação”, informou Fábio Sousa.
No dia 5 de julho, as instituições já estarão totalmente preparadas para recepcionar as crianças.
Rede parceiras
Leia também↴ |
▍Tem vacinação neste fim de semana |
A Secretaria de Educação mantém parceria com 59 centros de educação da primeira infância (CEPIs), construídos com recursos públicos e geridos por instituições sem fins lucrativos, e com 63 instituições sem fins lucrativos parceiras.
Ao todo, as 122 unidades atendem crianças de zero a 5 anos de idade. São 18.450 da etapa creche e 4.144 da pré-escola. Essas instituições tiveram o atendimento presencial suspenso em 19 de março de 2020, em razão da pandemia da covid-19.
A vacinação dos profissionais ocorreu de 21 de maio a 13 de junho.