Vídeo foi o resultado do projeto MTV nas Escolas, alunos aprenderam sobre produção audiovisual com diretores que atuam na área
Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo
Está no ar, para o mundo inteiro assistir, o clipe da música Coração Parou, do duo brasiliense Margaridas. O vídeo tem um detalhe especial: foi produzido por estudantes do Centro Educacional 3 de Sobradinho, por meio do projeto MTV nas Escolas, que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Ao longo de duas semanas, os 16 alunos selecionados participaram de oficinas de produção audiovisual no contraturno, das 14h às 18h, onde aprenderam noções de fotografia, filmagem e edição. O clipe foi o produto final das aulas, ministradas pelo fotógrafo Cadu Andrade – que já produziu videoclipes de artistas locais e fotografou eventos como o Rock in Rio – e pelo fotógrafo e videomaker Lourenço Fabrino, conhecido na cena artística como Luringa – nome por trás de videoclipes de Fresno, NX Zero e Strike.
“O saldo foi bastante positivo, o projeto em si superou bastante as expectativas. Os alunos corresponderam super bem, até pela familiaridade com o celular”, celebrou Fábio Barrera, idealizador do MTV nas Escolas, que chegou à 7ª edição. “Do ponto de vista da ideia, também é bastante positivo, porque a gente acaba beneficiando artistas que estão em ascensão. O mercado audiovisual é muito caro e acaba que a gente consegue fomentar artistas locais”, completou.
O Projeto MTV nas Escolas é um exemplo claro de que quanto mais investimos na formação cultural das nossas juventude, maior é o retorno para a sociedade como um todo.
Homenageadas nesta edição, as irmãs da dupla Margaridas também aprovaram o resultado. “Na verdade, ficou melhor do que a gente esperava. Foi um clipe totalmente feito por adolescentes, alguns nunca tinham pegado em uma câmera, e eles foram ótimos, conseguiram entregar um trabalho muito incrível”, apontou Maria Paula Soares, que ainda ressaltou a importância do projeto para o futuro dos jovens: “Ter uma referência dentro da escola, no ensino médio, de uma forma totalmente séria como foi feito nesse projeto é muito importante para eles. Mostra que, estudando, a gente consegue ter uma possibilidade de vida com a arte e isso é incrível. Se tivéssemos um projeto desse, nosso percurso dentro da arte teria sido muito mais fácil”.
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E para os alunos, o retorno foi grande. Essa é a avaliação de Camila Modicoviski, professora de Artes do CED 3. “Alguns já eram mais engajados, mas outros tinham uma certa dúvida sobre o próprio potencial. Então, do ponto de vista da autoestima, ver esse trabalho concretizado e o nome deles nos créditos foi muito positivo”, apontou. “Os meninos ficaram muito felizes, cogitando uma carreira no audiovisual, e eu fiquei muito feliz também, como professora, por vê-los deslanchar”.