Em 12 de julho de 1900, nascia um dos maiores educadores do País. Em Brasília, um de seus legados são as escolas parque
Málcia Afonso, Ascom/SEEDF
Em 12 de julho de 1900, em Caetité, no interior da Bahia, nascia um dos maiores educadores que o Brasil já teve, Anísio Spínola Teixeira. A ele, o país deve a ideia de uma educação em tempo integral e para todos.
Para a capital do país, o significado da contribuição de Anísio Teixeira tem especial dimensão. Ao educador, devemos a concepção das escolas parque e das escolas classe, cuja primeira experiência foi em Salvador.
Este conjunto, escola classe + escola parque, pretendia dar ao estudante uma formação completa, desde a infância, com conteúdo propedêutico e atividades que envolvessem outros aspectos do crescimento humano, como artes, atividades físicas e recreativas.
O sonho foi abraçado pelo presidente Juscelino Kubitschek. A primeira escola parque, a da 307/308 Sul, veio junto com a inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960, para receber os estudantes das escolas classe 108 e 308.
Com o passar do tempo, a semente plantada gerou frutos por todo o país. A forma de conceber e implementar a educação em tempo integral e para todos foi acompanhando as mudanças no Brasil e no mundo. Mas a Anísio Teixeira devemos esse legado.