Projeto de intercâmbio levou estudantes à imersão na língua espanhola
Jéssika Lineker, Ascom/SEEDF
Estagiária supervisionada
Estudantes de quatro unidades do Centro Interescolar de Línguas (CIL) do Distrito Federal viveram uma verdadeira experiência de imersão na língua espanhola ao viajarem para a Argentina e o Uruguai. Ao todo, 42 alunos dos CILs de Taguatinga, Ceilândia e Guará tiveram a oportunidade de conhecer os países sul-americanos entre 26 de novembro e 5 de dezembro por meio do projeto Intercâmbio Cultural.
A ação, promovida pelo CIL de Taguatinga (CILT), contou com o apoio da agência de viagem Instituto Bicho da Terra, especializada em turismo pedagógico, e teve o objetivo de propiciar aos estudantes um aprofundamento cultural em um ambiente que o idioma é utilizado por nativos. Assim, eles tiveram a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento linguístico adquirido durante os anos de estudos nos Centros de Línguas.
O grupo começou o intercâmbio visitando as cidades de Punta Del Este e Montevidéu, no Uruguai. Nos três dias em que permaneceram no país, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos pontos turísticos uruguaios, como o Museo Del Mar, o Museo Casa Pueblo e a Colonia Del Sacramento.
Na Argentina, os alunos passaram pela cidade de Buenos Aires, onde puderam visitar locais históricos como a Feira de San Telmo, a Casa Rosada, o Estadio La Bombonera e o Obelisco. Ao fim do intercâmbio os excursionistas conheceram Canela e Gramado, cidades do Rio Grande do Sul, e retornaram a Brasília em 5 de dezembro.
Em todos os momentos da viagem, os pais e/ou responsáveis dos alunos estavam sendo informados sobre o andamento e a localização atual deles, além dos estados físico e emocional de cada um. “Meu filho foi muito bem tratado e está muito feliz. Gostou muito, achou maravilhoso. Parabéns a todos, que Deus possa dar muita saúde a todos para outras viagens”, disse a mãe do aluno Emanuel Pereira.