28/08/24 às 10h57 - Atualizado em 28/08/24 às 10h59

Alunos de escolas públicas participam de imersão tecnológica

Encontro, realizado até sexta (30), reúne cerca de 1,3 mil alunos no Parque da Cidade

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Uma grande tenda de lona montada no estacionamento 9 do Parque da Cidade recebe o evento Inovação na Escola: Transformando o Futuro, do Instituto Tecnológico e Cultural Brasileiro (ITCB), com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). O encontro, realizado até esta sexta-feira (30), reúne cerca de 1.300 alunos de escolas públicas do DF, proporcionando uma imersão em tecnologia e metodologias avançadas. O público-alvo inclui estudantes de diversas faixas etárias ー desde a educação infantil até o ensino médio ー, além de professores e gestores escolares interessados em inovação educacional.

No Inovação na Escola, alunos têm a oportunidade de participar de oficinas práticas que exploram temas como programação, robótica e design thinking | Fotos: Divulgação/ FAPDF

Apoiar este projeto é um passo estratégico da FAPDF para fortalecer a conexão entre tecnologia, educação e políticas públicas no Distrito Federal. Estamos comprometidos em despertar nos estudantes o interesse pela inovação e em promover a inclusão digital, preparando-os para os desafios deste século, estimulando ainda o interesse desses jovens a se tornarem futuros pesquisadores”, afirma o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

Durante o evento, os alunos têm a oportunidade de participar de oficinas práticas que exploram temas como programação, robótica e design thinking (desenvolvimento de produtos e serviços baseada na compreensão das necessidades dos utilizadores finais). Lavínia Constantino, de 14 anos, aluna do CEF 10, do Gama, expressou seu entusiasmo: “Estou achando esse evento incrível, todos os momentos e os jogos. Aqui podemos construir nosso próprio mundo digital. Aqui tem várias tecnologias que podem ser aplicadas nas escolas, para um aprendizado até mais avançado”.

As oficinas foram cuidadosamente estruturadas para oferecer um ambiente dinâmico e interativo, abordando temas relevantes, como a criação e gestão de conteúdo online, o uso estratégico das redes sociais, a produção de mídias digitais e a análise de métricas.

Na programação do evento Transformando o Futuro, palestras de profissionais renomados abordarão temas como tecnologia, inovação, mercado de trabalho, gamificação e sustentabilidade nas escolas. Para garantir a participação dos alunos, é oferecido transporte gratuito mediante cadastro e agendamento prévio, assegurando que todos tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência transformadora.

*Com informações da FAPDF