Encontro, realizado até sexta (30), reúne cerca de 1,3 mil alunos no Parque da Cidade
Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader
Uma grande tenda de lona montada no estacionamento 9 do Parque da Cidade recebe o evento Inovação na Escola: Transformando o Futuro, do Instituto Tecnológico e Cultural Brasileiro (ITCB), com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). O encontro, realizado até esta sexta-feira (30), reúne cerca de 1.300 alunos de escolas públicas do DF, proporcionando uma imersão em tecnologia e metodologias avançadas. O público-alvo inclui estudantes de diversas faixas etárias ー desde a educação infantil até o ensino médio ー, além de professores e gestores escolares interessados em inovação educacional.
“Apoiar este projeto é um passo estratégico da FAPDF para fortalecer a conexão entre tecnologia, educação e políticas públicas no Distrito Federal. Estamos comprometidos em despertar nos estudantes o interesse pela inovação e em promover a inclusão digital, preparando-os para os desafios deste século, estimulando ainda o interesse desses jovens a se tornarem futuros pesquisadores”, afirma o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.
Durante o evento, os alunos têm a oportunidade de participar de oficinas práticas que exploram temas como programação, robótica e design thinking (desenvolvimento de produtos e serviços baseada na compreensão das necessidades dos utilizadores finais). Lavínia Constantino, de 14 anos, aluna do CEF 10, do Gama, expressou seu entusiasmo: “Estou achando esse evento incrível, todos os momentos e os jogos. Aqui podemos construir nosso próprio mundo digital. Aqui tem várias tecnologias que podem ser aplicadas nas escolas, para um aprendizado até mais avançado”.
Leia também
Na programação do evento Transformando o Futuro, palestras de profissionais renomados abordarão temas como tecnologia, inovação, mercado de trabalho, gamificação e sustentabilidade nas escolas. Para garantir a participação dos alunos, é oferecido transporte gratuito mediante cadastro e agendamento prévio, assegurando que todos tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência transformadora.
*Com informações da FAPDF