5/08/24 às 12h11 - Atualizado em 5/08/24 às 12h14

Alunos de escolas de Ceilândia e Samambaia ganharão exame de vista e óculos gratuitos

Terceira edição do projeto “Em um Piscar de Olhos” será lançada na próxima terça-feira (6)

Lívia Barros, Ascom|SEEDF

Durante a segunda edição do projeto, mais de oito mil estudantes de 47 escolas públicas receberam o atendimento oftalmológico gratuito | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF.

Transformar a saúde ocular dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal por meio de uma abordagem integrada que une inovação em saúde oftalmológica e avanços em tecnologia social é o objetivo do projetoEm um Piscar de Olhos‘. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e o Instituto Desponta Brasil. A terceira edição, do projeto, realizada no segundo semestre de 2024, recebeu também um investimento por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Robério Negreiros.

O projeto promove a qualidade de vida dos nossos estudantes, pois, ao fazer a triagem oftalmológica, vários problemas que impactariam no rendimento e desenvolvimento da vida escolar podem ser tratados.

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

A atual edição do projeto será lançada em uma cerimônia na próxima terça-feira (6). Com o lançamento, a partir do dia 12 de agosto, 5.300 estudantes de escolas da rede pública de ensino de Ceilândia e Samambaia passarão pela triagem. A pré-avaliação ocular utiliza o “Spot Vision Screener“, um equipamento portátil capaz de detectar problemas de visão em pacientes a partir dos seis meses de idade.

O objetivo do projeto ‘Em um Piscar de Olhos’ é promover a qualidade de vida dos nossos estudantes, pois, ao fazer a triagem oftalmológica, vários problemas que impactariam no rendimento e desenvolvimento da vida escolar dessas crianças podem ser tratados”, ressalta a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

A subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da SEEDF, Fernanda Mateus, ainda ressalta a importância do projeto, uma vez que muitos alunos não têm condição financeira, ou até mesmo tempo, de ir a uma consulta. “A importância desse projeto é enorme porque qualidade visual é qualidade de ensino. O objetivo maior é garantir uma melhor qualidade de vida aos nossos estudantes“, comenta Fernanda.

Edições anteriores

No ano passado, a iniciativa entregou 413 óculos a crianças da rede pública do DF com problemas na visão. Durante a segunda edição do projeto, mais de oito mil estudantes de 47 escolas do Paranoá, Planaltina e Recanto das Emas receberam o atendimento oftalmológico, totalmente gratuito.

O diretor-executivo do Instituto Desponta Brasil, Kadmo Côrtes, ressalta o comprometimento do Instituto e dos parceiros do projeto em garantir que cada estudante tenha as mesmas oportunidades de sucesso, independentemente de sua condição oftalmológica.

Este projeto está em perfeita sintonia com as políticas educacionais e de saúde pública que priorizam intervenções preventivas que podem levar a economias substanciais no longo prazo e melhorar os resultados educacionais“, destaca.

Como funciona

Os alunos, que tiverem a prescrição de receita, emitida pelo oftalmologista, terão acesso aos óculos | Foto: Álvaro Henrique, Ascom|SEEDF.

Ao realizar a pré-avaliação, será inserida ao cadastro do aluno a recomendação ou não de exame completo, sendo que aqueles que apresentaram algum erro refracional serão encaminhados para a realização de atendimento com médico oftalmologista, em consultório volante, através de mutirão. Os mutirões de consulta oftalmológica, bem como de escolha dos óculos, irão atender todos os alunos que, após a pré-avaliação de capacidade visual, forem eleitos à consulta.

Todos os alunos que tiverem a prescrição de receita emitida pelo médico oftalmologista, terão acesso aos óculos. Haverá uma equipe de consultoria óptica, que disponibilizará, no mínimo, 10 diferentes modelos de armação (entre formatos e cores) para que todos os alunos elegíveis para uso de óculos possam escolher aquele que melhor se adapte ao formato do seu rosto. A entrega dos óculos está prevista para ser feita no mês de outubro.

A realização gratuita de exames oftalmológicos para os estudantes do DF é uma iniciativa fantástica e muito importante para a saúde ocular e o bem-estar das nossas crianças e jovens. Com projetos como esse, garantimos que essas dificuldades sejam detectadas e tratadas o mais cedo possível“, comenta o deputado Robério Negreiros, que destinou R$ 1 milhão de reais ao projeto, por meio de emenda parlamentar.

___SERVIÇO____________________________________________

Abertura solene do projeto “Em um Piscar de Olhos”

img-responsiva terça-feira, 6 de agosto de 2024

img-responsiva 10h