28/08/24 às 15h27 - Atualizado em 28/08/24 às 15h28

Alunos da Educação Infantil da rede pública de ensino participam da Plenarinha Distrital

Mais de 1.450 crianças, com idade até 5 anos, participaram do evento que reuniu escolas das 14 Regionais do DF

Por Lívia Barros, Ascom/SEEDF

Alunos de diferentes unidades escolares apresentaram os trabalham das respectivas escolas | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Um dia com muitas brincadeiras, arte, oficinas e apresentações. Foi o que propôs a etapa distrital da XII Plenarinha, que reuniu 1.450 crianças da Educação Infantil da rede pública do Distrito Federal, nesta quarta-feira (28). Cada uma das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CRE) levou duas escolas até a sede da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (SEEDF) para apresentarem os projetos pedagógicos exitosos e participarem de oficinas de música, mágica, contadores de histórias e um estúdio montado para eles.

Trazer a criança para o foco central desse projeto é dar a ela o protagonismo no conteúdo ensinado. E compreender que essas múltiplas faces e identidades contribuem para o desenvolvimento saudável e integral das crianças”, destacou a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, que esteve presente na abertura do evento.

Durante todo o dia, as crianças apresentaram os projetos selecionados das respectivas escolas, dentre elas, o Centro de Ensino de Primeira Infância (CEPI) Flor de Lis, em Sobradinho. A professora Marília da Silva Barbosa exaltou a importância do evento como estímulo da criatividade e desenvolvimento das crianças. “Esse evento conta com a participação de muita gente, desde as crianças até a equipe de professores, coordenadores e direção da escola. Todos trabalhando juntos nos projetos e atividades”, comentou Marília.

A aluna Aylla, de 4 anos, do Cepi Flor de Lis, conta que estava ansiosa para participar do evento por causa das brincadeiras. “Eu estou esperando muitas brincadeiras e atividades legais hoje“, disse.

O evento faz parte das comemorações da Semana Distrital da Educação Infantil, estabelecida pela Lei Distrital nº 4.681, de 24 de novembro de 2011, e prevista no Calendário Escolar da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), celebrada entre 26 a 30 de agosto.

A secretária Hélvia Paranaguá exalta a importância do protagonismo das crianças nas atividades | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

A Plenarinha

Realizada desde 2013, a Plenarinha é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação do DF nas unidades escolares públicas e instituições educacionais parceiras que ofertam Educação Infantil, com o objetivo de fortalecer o protagonismo das crianças na Primeira Infância, possibilitando-lhes o exercício de cidadania ativa e o conhecimento dos seus direitos e deveres. O projeto busca promover a escuta atenta, sensível e intencional das crianças acerca de suas necessidades e interesses, tendo a criança como protagonista no processo educacional.

XII Plenarinha