Unidade escolar mostra para governo federal aplicação do PNAE
Tainá Morais, Ascom/SEEDF
A merenda servida para os 497 alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) 03 de São Sebastião é referência quando se trata da aplicação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Na semana passada, a escola recebeu uma visita técnica da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O foco da visita, também feita por representantes de outros países, foi a partilha da experiência brasiliense no PNAE. A unidade escolar foi selecionada para demonstrar, na prática, a execução eficaz do programa, proporcionando à delegação a oportunidade de explorar a infraestrutura, a gestão e a operacionalização desta política pública.
Leia também
Juliene Moura, diretora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do DF, acrescenta: “Essa iniciativa coloca o Distrito Federal como referência nacional em merenda escolar. Estamos orgulhosos de compartilhar nosso modelo bem-sucedido, que prioriza não apenas a quantidade, mas a qualidade dos alimentos oferecidos às nossas crianças.”
A visita técnica evidencia o comprometimento da Secretaria de Educação com a segurança alimentar nas escolas, e também fortalece a posição do Brasil como referência no cenário internacional, ao implementar e valorizar a agricultura familiar que desempenha um papel fundamental na construção de uma alimentação escolar saudável e sustentável nas Instituições.
A subsecretária de Serviços Sociais do governo do Chile, Francisca Gallegos, que acompanhou a visita expressou sua satisfação durante a ação. “Estou muito contente de conhecer esta escola aqui em Brasília, que é conhecida por sua produção agrária familiar e como a alimentação que produzem essas famílias chega nos pratos dos meninos e meninas de Brasília. Foi uma experiência maravilhosa.” Gallegos destacou a colaboração entre a Secretaria de Educação e o Ministério Social na luta contra a fome e na promoção do direito à educação. Além disso, ela elogiou a merenda escolar, enfatizando a importância dos nutrientes fornecidos às crianças para fortalecerem-se durante a rotina escolar.
Além de enriquecer a dieta dos estudantes, a prática da agricultura familiar também reforça e valoriza a agricultura sustentável e o apoio às comunidades rurais locais.