Organizações da Sociedade Civil (OSCs) podem indicar representantes. São duas vagas de titular e duas de suplente
A Secretaria de Educação abriu as inscrições para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que quiserem participar do processo seletivo para a eleição de representantes do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb) no Distrito Federal. O prazo vai até as 13 horas do dia 11 de março. Estão disponíveis duas vagas de titular e duas de suplente, para mandato de quatro anos.
A função de conselheiro não é remunerada e é considerada de relevante interesse social. O colegiado é o responsável por acompanhar a aplicação dos recursos federais transferidos à conta dos programas nacionais do Governo Federal em andamento no DF, como verbas para o transporte escolar e o ensino médio em tempo integral, além das competências previstas na Lei nº 14.113, de 2020, que trata do Fundeb.
As OSCs são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos. Para indicar representantes, devem estar em funcionamento no DF há pelo menos, um ano; desenvolver atividades relacionadas à educação ou ao controle social dos gastos públicos; não serem beneficiárias de recursos fiscalizados pelo CACS-Fundeb ou serem contratadas pela Administração Pública com algum tipo de pagamento.
Ao todo, o CACS-Fundeb DF conta com quatorze membros.
Inscrição
Leia também
Veja o Edital nº 11, que dispõe sobre o processo seletivo.
Baixe os formulários:
↳ Anexo I – Requerimento de inscrição
↳ Anexo II – Declaração de representantes
Seleção
As OSCs inscritas no processo eletivo da escolha dos representantes no CACS-FUNDEB serão convocadas para participar, no dia 16 de março, da Assembleia do Processo de Eleição. Na ocasião, serão escolhidos, por aclamação, os titulares e suplentes.
O resultado final será publicado na página da Secretaria de Educação no dia 18 de março.