Merendeiros conquistaram as últimas vagas e comemoraram a vitória
Ícaro Henrique e Tainá Moraes, Ascom/SEEDF
Feijoada com frango, filé de tilápia ao molho branco, rocambole de carne com purê de mandioca e paleta suína foram escolhidos como os melhores pratos da merenda escolar no último dia da semifinal do Sabor de Escola, realizado nesta quinta-feira (23). Pelo menos 14 cozinheiros participaram da disputa pelas últimas quatro vagas da final do concurso, que acontece em dezembro. A competição foi no Clube Cota Mil, do Lago Sul.
No último dia de competição, merendeiras das regionais de ensino do Guará, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto, Sobradinho, Paranoá, Planaltina e São Sebastião tiveram que mostrar suas habilidades com criatividade. A cozinheira Sebastiana Félix de Oliveira, 54 anos, foi a primeira classificada com uma receita especial com preparo de filé de tilápia ao molho branco.
“No meu prato vai o peixe com creme de batata, arroz branco e molho de maracujá. Não usei nada que já não tenha na merenda da escola”, explicou Sebastiana. “Estou feliz com essa vitória porque foram os meus alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que escolheram a receita”, finaliza ela que trabalha no Centro de Ensino Médio (CEM) Julia Kubitschek, da Candangolândia, há 11 anos.
A cozinheira Ivone Lemos Cordeiro, da Escola Classe (EC) 16 de Sobradinho, foi a segunda colocada da manhã com a deliciosa feijoada com frango e mandioca. A cozinheira já sabe o que vai fazer com o prêmio. “Se eu ganhar. é certeza que vou investir em educação, quero estudar gastronomia ou pedagogia”, finaliza.
Durante a tarde de competição, mais duas talentosas merendeiras, ambas de Planaltina, conquistaram seu lugar na tão disputada final do concurso Sabor de Escola. Mar-Lucy Pereira, representando a Escola Técnica da cidade, impressionou os jurados com seu prato “Paleta Suína à Savana Brasileira”. Enquanto isso, Ana Paula Cardoso, do Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina, cativou com seu “Rocambole de carne com purê de mandioca”.
Mar-Lucy Pereira disse entusiasmada: “É uma honra representar nossa escola e a riqueza culinária de Planaltina. Minha paleta suína é um tributo à diversidade de sabores brasileiros”, afirma.
Ana Paula Cardoso expressou sua alegria em conseguir a classificação diante de mais de 300 merendeiras inscritas no concurso. “Estou emocionada por poder representar Planaltina na final. Meu rocambole de carne é uma mistura de tradição e inovação.”
As merendeiras selecionadas prometem entregar o melhor na final do concurso Sabor de Escola que acontece no dia 1º de dezembro.
Leia também
Rosana Leite Pacheco
Prato: Escondidinho a cara do Cerrado
Escola: Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga
Angélica Alves Rabelo
Prato: Mousse de maracujá com geleia de morango
Escola: Escola Classe Almécégas de Brazlândia
Maiara Ferreira Mesquita
Prato: Bobó de peito de frango com arroz
Escola: Centro Educacional 104 do Recanto das Emas
Ivanilda Geralda de Jesus
Prato: Feijoada escolar
Escola: Escola Classe 501 de Samambaia
Sebastiana Félix de Oliveira
Prato: Peixe ao molho branco com creme de maracujá
Escola: Centro de Ensino Médio Julia Kubitscheck (CRE Núcleo Bandeirante)
Ivone Lemos Cordeiro de Souza
Prato: Feijoada serrana
Escola: Escola Classe 16 de Sobradinho
Mar-Lucy Pereira da Silva
Prato: Paleta suína à Sanava Brasileira
Escola: Escola Técnica de Planaltina
Ana Paula Cardoso Silva
Prato: Rocambole de carne com purê de mandioca
Escola: Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina