A Comissão Eleitoral Central avaliou de forma positiva os resultados da votação
Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
Uma semana importante para as escolas públicas do Distrito Federal. A Secretaria de Educação realizou, na última quarta-feira (25), a eleição para a escolha dos novos diretores, vice-diretores e conselheiros escolares. A Comissão Eleitoral Central (CEC) avaliou de forma positiva os resultados da votação, que ocorreu em 695 unidades escolares das 702 participantes, pois em seis delas inicialmente não houve formação de chapas e em uma delas os candidatos desistiram às vésperas do pleito.
Para a Comissão Eleitoral Central (CEC), as votações foram tranquilas e o resultado mostra que a comunidade escolar participou de forma positiva como mostram os números. Em 60% das escolas, a gestão, os diretores e vice-diretores, permanecerá nos cargos. “Isso mostra que a comunidade escolar aprova a gestão que está sendo adotada na respectiva unidade de ensino”, explica Tânia Ávila, presidente da CEC. “A renovação da gestão ficou em 40%, o que mostra que as votações são necessárias”, finaliza.
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O Conselho Escolar deve ser composto por, no mínimo, cinco e, no máximo, 21 conselheiros, conforme quantidade de estudantes da unidade escolar. Este ano, 44% dos conselhos foram compostos e 56% deverá ser eleito em nova votação que deve ser realizada em até 180 dias, contados do dia da votação para recomposição do quadro. Nova eleição também será feita nas escolas onde não houve formação de chapas de diretores e vices e onde os candidatos desistiram.
Foram homologadas 4.488 candidaturas no conselho escolar e 797 chapas concorrem para diretor e vice-diretor. Os novos diretores, vice-diretores e conselheiros tomarão posse em 2 de janeiro de 2024 e permanecerão nos cargos até 31 de dezembro de 2027.
“Após a posse dos candidatos eleitos, diretores, vice-diretores e conselheiros escolares, todos vão participar de um curso de formação obrigatório em que serão capacitados acerca da administração de recursos públicos como Cartão PDAF, recursos oriundos de emendas parlamentares ou de transferências da União. O curso também abordará a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outros temas importantes para a gestão escolar”, explica Tânia Ávila.
O prazo para impugnação do resultado preliminar das eleições para diretores, vice-diretores e conselheiros escolares é de 26 a 30 de outubro, na própria escola.