Hélvia Paranaguá esteve um painel do Brasília Mais TI
Da Redação, Ascom/SEEDF
A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, participou, na tarde dessa quarta-feira (25), da 5ª edição da Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI, evento realizado no Clube de Engenharia com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF). Durante dois dias, os profissionais de TI vão debater como a tecnologia está transformando a sociedade.
Hélvia Paranaguá discursou na abertura do evento e participou do painel Cidade Conectada – como as tecnologias podem transformar a educação do DF e do país. “Não podemos mais ter uma escola do século XIX, com as carteiras todas enfileiradas, onde o raio de visão do aluno é a nuca de quem está na frente, com professores do século XX e estudantes do século XXI”, disse na cerimônia de abertura.
Para a secretária, a inovação tem que caminhar com a educação. “O nosso papel principal como educadores é criar ambientes e preparar os estudantes para o futuro e, para isso, a gente tem que investir sim”, defendeu.
No painel Cidade Conectada – como as tecnologias podem transformar a educação do DF e do país, ela lembrou os desafios que a rede pública do DF enfrentou durante a pandemia de covid-19 ao dar aulas on-line. “Educação já é um desafio por si só, imagine alfabetizar uma criança à distância. Fomos todos pegos de surpresa, o professor estava acostumado com o quadro branco, e, de repente, tinha que dar vídeos-aulas”, contou.
A secretária de Educação do DF ressaltou os avanços que a Pasta tem feito na área de tecnologia. Dentre eles, estão a criação da Subsecretaria de Inovação e Tecnologia, que estava extinta, e a Gerência de Educação à Distância.
Também participaram do painel, a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe/DF), Ana Elisa Dumont, que falou sobre o excesso de telas que as crianças já convivem no dia a dia, e o especialista Eduardo Telles.
No segundo e último dia do evento, nesta quinta-feira (26), o foco da mostra será o workshop RH de TI, em que empresários, acadêmicos e profissionais poderão buscar novas oportunidades de mercado.
O credenciamento será às 8h e, às 9h, ocorre o podcast Líder Moderno e Humano. Às 9h35, iniciam-se os painéis, com os temas: compliance e gestão de pessoas; políticas para capacitação, atração e retenção de pessoas no setor de TI; uso de inteligência artificial e outras tecnologias no poder público; o papel da FAPDF; alternativas de financiamento no setor e Internacionalização de empresas.