A abertura da etapa regional de Ceilândia contou com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá
Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
Mais um dia emocionante no concurso Sabor de Escola ocorreu na etapa regional de Ceilândia. Na manhã desta segunda-feira (23), foi a vez dos cozinheiros inscritos no concurso pela maior CRE do DF mostrarem seus dons culinários. A disputa ficou ainda mais surpreendente com a presença de uma jurada especial: a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.
Na última semana da etapa regional do Sabor de Escola, a secretária abriu um espaço na agenda para ver e saborear os pratos do que tem sido o maior concurso da alimentação escolar do Centro-Oeste.
Leia também
A Regional de Ensino de Ceilândia tem 30 merendeiros e merendeiras inscritos na competição, que acontece na segunda e terça-feira (23 e 24) na Escola Parque Anisio Teixeira. A disputa está dividida em quatro etapas, com 15 participantes em cada dia, 7 pela manhã e mais 8 competidores à tarde.
Na abertura do evento desta segunda, foram apresentados sete deliciosos pratos: feijão tropeiro com purê de mandioca, angu com peito de frango ao molho, filé de tilápia com purê de mandioca e arroz, rocambole, cuscuz com caju e frango ao molho, peixe ao molho e bolo de mandioca com toque de limão e cobertura de leite condensado de maracujá.
O cuscuz com caju e frango ao molho da merendeira Claudia Magalhães de Souza, 55 anos, ganhou os jurados pela originalidade. Na receita tradicional desse prato aclamado pelos nordestinos, o saboroso cuscuz não poderia ficar de fora e, para ficar ainda mais especial, porque não ousar e acrescentar um delicioso caju? Quem conta é a dona da receita.
“É um prato simples, porém muito saboroso e inovador na escola. Eu faço o cuscuz normal, desfio o caju junto aos outros temperos e o frango e, o resultado não poderia ser outro: um mix de sabores que fez um sucesso com os alunos”, conta a merendeira.
Cozinheira de escola pública há pelo menos 14 anos, atualmente Cláudia está trabalhando no Centro Educacional (CED) 01 do Setor P Sul. “Amo o que faço, adoro servir os alunos e sempre procuro inovar na alimentação só para ver o rostinho deles feliz”, finaliza.
A disputa do Sabor de Escola segue com mais receitas deliciosas até o fim do dia em Ceilândia e na terça-feira (24) mais duas merendeiras serão classificadas para a semifinal, em novembro. O último dia da etapa regional do concurso acontece ainda nesta semana em uma escola de Brazlândia.